O Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias (Leiria) volta a receber este domingo mais uma edição da COLMEL- Feira de Apicultura, que se realiza a partir das 11h00. A entrada é livre.
De acordo com a organização, trata-se de “uma das feiras apícolas portuguesas mais dedicadas e animadas quer para o público quer para os apicultores vindos de todo o país que por lá aproveitam para se reunir e partilhar experiências, conhecimento e muito, muito trabalho”.
“Numa altura em que a importância da apicultura é cada vez mais reconhecida dentro e além-fronteiras”, com os seus benefícios a serem “cada vez mais destacados e descobertos pela sociedade civil”, os apicultores portugueses voltam à COMEL para “dar mostras da sua força e do seu engenho projectando os frutos da sua actividade diária para novos mercados, novos consumidores, novos parceiros e novas abordagens”.
Apesar de estar ainda na 4.ª edição, “a COLMEL cimenta-se e impõe-se entre alterações climáticas, incêndios, poluição e produção intensivas”, preparando-se para a “emergência de novas ameaças como a vespa velutina e a contrafacção e imitação de produtos tão importantes e ancestrais como o mel, a geleia real, o pólen, a própolis e o veneno de abelha”.
Para isso, convoca todas as autoridades, agentes económicos, poder local e organismos de âmbito nacional para que “conheçam as limitações e a realidade da apicultura em Portugal no século XXI e contribuam para a modernização e avanço de um sector importante e transversal em toda a Europa”.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM