Em Ansião o Dia da Espiga, que se celebra este ano a 9 de Maio, tem um significado especial, com a data a assinalar o feriado municipal. De forma a assinalar a efeméride, a autarquia liderada por António José Domingues, preparou um programa de actividades que arranca pelas 10h00, com o hastear de bandeiras, seguindo-se uma homenagem aos ex-combatentes no Ultramar, com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento evocativo.
A sessão solene comemorativa do dia do Município tem início pelas 11h00, com lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal. Uma hora mais tarde, e logo ali ao lado, na Praça do Município, está previsto um momento musical de celebração. Pelas 15h00 realiza-se, no Auditório da Câmara Municipal de Ansião, a Assembleia Municipal Jovem – ‘Democracia em Acção’.
Em jeito de antevisão, o autarca ansianense admite que “esta programação foi preparada a pensar nos munícipes, que convidamos a participar de todos os momentos, e que apesar de ser bastante ‘simples’ pretende celebrar Ansião e as nossas gentes”.
E como no dia do Município se celebra o território, António José Domingues dá conta de que o executivo “está empenhado na elaboração de alguns projectos que pretendemos submeter a candidatura através de programas de apoio comunitário, como o Portugal 2030”. Daí destaca “alguns projectos como a obra de requalificação e regeneração urbana de Ansião e de Avelar, e da requalificação da Quinta das Lagoas”, assim como a tão aguardada “reestruturação da zona da Mata Municipal e do Campo da Mata”.
De olhos postos no futuro, António José Domingues admite que a questão que mais preocupa “o executivo, os ansianenses e toda a comunidade, prende-se com a Saúde”, dando nota de que “o concelho está na iminência de perder mais dois médicos, que atingem o limite de idade de trabalho e que preparam a sua aposentação”. Uma situação “muito preocupante, porque não vemos garantidas, para já, condições para repor esses médicos”, lamenta.
No entanto, o governante assegura que “temos tido reuniões frequentes com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, da qual o município de Ansião faz parte, já manifestámos as nossas preocupações em diversos momentos, e aguardamos que nos próximos encontros nos sejam apresentadas soluções concretas”, assegura.
Para o autarca é necessário “criar condições para que não faltem estes cuidados de saúde primários, que são importantíssimos, às nossas populações”, não só do ponto de vista do bem-estar da população, como também “de factor de atractividade, porque as pessoas escolhem estes territórios por várias situações: uma delas é ter bons serviços quer de saúde”.
Questionado sobre os avanços na execução de um acesso desnivelado ao Parque Empresarial do Camporês, o autarca revela que “os técnicos da Infraestruturas de Portugal estão a proceder à expropriação dos terrenos em questão” e a obra “deve avançar ainda este mês de Maio, ou no início de Junho”, garante.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM