A edição deste ano da Semana da Idade Maior começa em Alvaiázere na próxima segunda-feira (6) e estende-se até ao dia 10, sendo um evento “cada vez com mais impacto e com maior adesão por parte da comunidade”, numa organização da câmara municipal local.
A vereadora Ana Faria reconhece que “uma grande franja da nossa população” é idosa e a iniciativa é também uma forma de homenagear esses seniores, “considerá-los e proporcionar-lhes actividades apropriadas para a sua faixa, actividades que ao mesmo tempo são inclusivas e também não são de os fazer ficar parados”.
“São actividades que lhes dão algum enriquecimento e que lhes proporcionam uma boa qualidade de vida. E, portanto, vêm em linha com tudo aquilo que também é um trajecto e uma estratégia que temos desenvolvido envolvendo todas as faixas etárias e não deixando ninguém de fora, fortalecendo os laços, enquanto comunidade, entre as diversas faixas etárias”, realça a autarca.
O programa da Semana da Idade Maior, destinada a seniores com 65 ou mais anos, tem agendado para o primeiro dia (6) um workshop “Pequenos-almoços fora da caixa”, seguido de um Encontro de Talentos, enquanto no dia seguinte (7) os participantes terão a oportunidade de desfrutar de um passeio ao conhecido Sítio da Nazaré.
No dia 8, o estádio municipal recebe uma partida de walking football, fruto de uma parceria com a Associação de Futebol de Leiria e destinada aos alunos da Universidade Sénior. Ainda no mesmo dia realiza-se um seminário sobre “Cuidar com amor sem perder o amor-próprio”, com a presença de Ricardo Pocinho, fundador e presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social.
Novidade na edição deste ano é o local de celebração do tradicional Dia da Espiga, marcado para 9 de Maio, e que levará muito convívio ao recém-inaugurado Parque Botânico da Mata do Carrascal.
A fechar o programa, a boa disposição reinará nos dois espectáculos da comédia à portuguesa “Ladrão que Rouba Ladrão” marcados para o dia 10.
Ana Faria destaca ainda o empenho “imprescindível e fundamental” das instituições do concelho na realização da iniciativa e “o Município está-lhes muito grato por isso”, nomeadamente, a Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, a Associação Social Cultural e Recreativa de Almoster – ASCRA, Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, Lar Conchego, Centro de Apoio a Pessoas Idosas – S. Jorge II, Centro Cultural Recreativo e Social da Freguesia de Pussos, Associação da Casa do Povo de Alvaiázere e ainda a Universidade Sénior.
“Depois da pandemia, todos nós e principalmente os idosos precisavam de convívio. E, portanto, qualquer momento em que haja convívio e animação, em que se possam estreitar laços e troca de experiências são sempre momentos enriquecedores para eles e também lhes dá mais ânimo para continuarem a viver de forma activa e saudável”, enfatiza a autarca.
A vereadora espera chegar ao dia 10, no culminar do evento, “com o coração cheio, que é aquilo que sentimos todos os anos no final. Sentimo-nos cansados mas de coração cheio”, reforça, apontando para bem mais de meio milhar de seniores a participarem, a partir de segunda-feira, na semana que em Alvaiázere lhes é dedicada.
[NOTÍCIA DA EDIKÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM