29 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Campos de equitação dão nova vida a Quinta das Lagoas

30 de Agosto 2019

O Município de Ansião pretende “dar vida e valorizar” a Quinta das Lagoas instalando naquele espaço campos de equitação, informou a autarquia, salientando que o primeiro passo já foi dado com “sucesso amplamente reconhecido”. Afinal, o local acolheu as provas integrantes do XXIII Campeonato Regional de Saltos de Obstáculos Pedro Faria, que decorreram no passado dia 11 de Agosto, integradas nas Festas do Concelho.

“Os novos campos de equitação surgiram da intenção que o executivo liderado por António Domingues tem de dar vida e valorizar um espaço nobre do concelho, a Quinta das Lagoas, atraindo potenciais investidores e dignificando o local”, refere uma nota da Câmara Municipal.

Neste sentido, o município “pôs mãos ao trabalho” e construiu “com recursos próprios em termos de máquinas, materiais e meios humanos” os primeiros campos, que foram palco das provas que marcaram a estreia do concelho nesta modalidade. Apesar dos campos terem sido construídos com recursos municipais, a autarquia contou com o apoio técnico do experiente cavaleiro Rui Rosa para a concretização da obra, realçou a autarquia, reconhecendo igualmente o “empenho e dedicação” prestados pelos cavaleiros Jorge Moreira, Luís Santos e Paulo Mendes na organização desta primeira iniciativa realizada em Ansião, cuja colaboração foi uma “mais-valia técnica e humana” para este projecto ainda embrionário.

Afinal, “o objectivo do Município de Ansião vai muito além da mera realização deste evento pontual”, realça a edilidade, referindo que pretende “criar condições para a prática equestre, modalidade com a qual a maioria dos ansianenses não tem contacto”.

Assim, à semelhança de outras modalidades recentemente trazidas para o concelho, das quais são exemplo o críquete e o ténis, a arte equestre “encontra agora um espaço para a sua valorização numa óptica de ligação às belas paisagens ansianenses, à riqueza da mancha de carvalho cerquinho, às boas acessibilidades e ao potencial humano existente”. Desta forma, a autarquia considera que estão reunidas as condições para “desenvolver projectos nesta área e procurar parcerias que acrescentem qualidade ao concelho cruzando o desporto, o lazer e o bem-estar com a vertente turística e económica”.

“Ansião está hoje no mapa das provas equestres”, sublinha a mesma nota, enaltecendo o “sucesso amplamente reconhecido” da primeira competição, considerada um “pequeno passo” para o crescimento de uma nova modalidade desportiva no concelho, que na sua estreia juntou nos novos campos da Quinta das Lagoas 86 participantes, incluindo os baptismos a cavalo.

Para o Município, este é mais um projecto que visa “construir o futuro e valorizar o concelho de Ansião”, comprovando a “vontade de avançar”, mas “com os pés bem assentes na terra, com a consciência dos riscos e com a certeza de que há um caminho a percorrer para passar do sonho à realidade”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM