A Câmara Municipal de Penela inaugurou, ontem (25), a obra de requalificação dos arranjos exteriores ao Castelo. A obra, que se iniciou ainda no mandato anterior e ficou concluída recentemente, representou um investimento de cerca de 400.000 euros, com financiamento comunitário de cerca de 80% do Centro 2020.
A intervenção assentou na área envolvente ao Castelo de Penela, que era ocupada por circuitos pedonais e mobiliário urbano ambos muito degradados e precários. Assim, a operação teve como objectivo “preservar o existente, melhorar as condições de espaço público e paisagísticas, como fomentar o seu uso através de actividades temporárias”. Foram ainda realizados trabalhos de “limpeza e correcção dos elementos que se encontravam degradados ou desajustados ao seu conjunto”, e criado um percurso circundante ao castelo e o arranjo paisagístico da encosta.
Com esta intervenção, a autarquia penelense pretende “tornar o centro histórico de Penela mais vivo e atractivo, tanto para os transeuntes diários como para os visitantes do Castelo, intervindo e reformulando o espaço envolvente, adequando-o às novas exigências para a mobilidade em espaços públicos, nomeadamente a adequação das instalações sanitárias para mobilidade condicionada”, realça a edilidade.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM