17 de Outubro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Paulo Júlio

Obrigado!

4 de Outubro 2018

No passado sábado dia 29 de Setembro, quis em sessão solene agradecer a todos os Penelenses pelo percurso que me permitiram fazer. A Câmara Municipal agraciou-me com uma medalha de mérito social, político e empresarial, o que muito me lisonjeia, embora entenda que independentemente da obra física e imaterial, não fizemos mais do que cumprir as obrigações que tínhamos.

Quis naquele momento, de forma simbólica deixar a medalha com o Luís Matias, jovem e dinâmico Presidente da Câmara de Penela até ao último dia do último mandato que fizer, porque esse é o modo de agradecer a todos os Penelenses sem excepção.

A distinção premeia o percurso profissional e político, mas eu gostaria de aproveitar este espaço para deixar algumas mensagens aos mais jovens, tal como também o fiz na cerimónia. Aos jovens quero dizer que devem aprender sempre. Aprender não depende da idade, mas da vontade e da capacidade de identificar a importância do conhecimento na realização posterior de outros objectivos pessoais e profissionais.

Em segundo lugar, há uma percepção de que a vida de alguém com algum ou muito sucesso não tem obstáculos e insucessos. Nada mais errado. A vida de sucesso tem também momentos de desilusão, obstáculos e acontecimentos em que parece que tudo irá voltar para trás. É a capacidade de resistir, de analisar o problema e de o resolver que constitui a verdadeira chave. É importante que nunca se esqueçam, as pedras no caminho existirão sempre.

Em terceiro lugar, sonhem, sonhem com projectos de vida. Façam planos. Mas, não se limitem a isso. Construam os planos e ajam a cada dia para os alcançar. Parem para perceber quando corre mal e corrijam, persistam na busca dos vossos sonhos. Finalmente esqueçam a sorte. A sorte normalmente é a linguagem dos zangados com a vida, atribuindo sorte ao esforço alheio. Não há sorte que explique resultados. A sorte é estar num determinado local, numa determinada função e fazer a diferença, ultrapassar as coisas más que ocorrem, ser optimista e ser focado, envolvendo pessoas que partilhem e que se queiram motivar.

A motivação é uma característica inata das pessoas que conseguem alguns objectivos. Mesmo quando o ambiente é pouco propício, essas pessoas vão buscar força para se motivarem e serem exemplo de jovialidade. Sem trabalho e dedicação não há sucesso. Ser profissional de sucesso em qualquer área implica preparar bem, ter energia para enfrentar o dia seguinte, ter disciplina, ter criatividade, ter coragem para fazer prevalecer princípios e ter foco nas soluções.

Era esta a mensagem que gostaria de deixar aos jovens. Aos Penelenses, quero também aqui agradecer a oportunidade que me deram em ser Presidente de Câmara e Secretário de Estado, de ter crescido num ambiente saudável que, afinal, também permitiu que antes e depois da vida política tenha trabalhado e trabalhe em organizações empresariais que ajudam a desenvolver a região e o País.

Costuma dizer-se que somos fruto do ambiente em que vivemos e resultado da cultura e do modo de ser das pessoas que nos rodeiam. Obrigado!


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM