16 de Junho de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Paulo Júlio

O Elogio a pessoas especiais!

15 de Março 2019

No passado dia 9 de Março de 2019, depois de 15 anos de liderança, o Comandante Raul Vasconcelos acompanhado do Presidente de Direcção, António Roque, deixaram os seus postos  de comando nos Bombeiros voluntários de Penela.

Foram 15 anos diferentes. O Espírito empreendedor do Raul, conjugado com o bom senso do Roque, formaram uma dupla que reconstruiu aquela Associação, criando um grupo coeso, com infra-estruturas renovadas, uma frota de veículos pouco normal para uma jovem (tem 40 anos) corporação de bombeiros de um pequeno concelho como Penela.

Quem esteve no momento de despedida percebeu bem o que ali se vive. Na última formatura com o Raul Vasconcelos como comandante, os bombeiros abraçaram-se e choraram. Notável é a única palavra que me ocorre. Na cerimónia singela mas cheia de humanismo, os testemunhos foram vários e todos tinham um traço comum – a liderança especial e a paixão pela missão dos bombeiros. Se há dúvidas de que as instituições são uma função dos Homens que as lideram, o caminho de evolução e o ambiente especial que se criou e desenvolveu nos Bombeiros de Penela, na última década e meia, desfazem-nas por completo.

Ali conjuga-se unidade e coesão de grupo com um ambiente profissional onde cada um sabe o que deve fazer. Talvez por todas estas razões, o passado sábado foi um dia de emoções fortes onde Homens grandes recordaram momentos e choraram juntos. Talvez de alegria. Talvez de saudades. O mérito será de todos os bombeiros e bombeiras, da comunidade e de todos os que apoiaram materialmente a Associação, mas, em qualquer caso, o Raul Vasconcelos teve um papel crucial.

Pela sua capacidade de trabalho, pelo entusiasmo, pelo inconformismo e pelo modo como se entrega às causas em que participa. Ele que é hoje, o maior empresário de Penela e um dos maiores industriais da Região de Coimbra, portanto um dos bons causadores de equilíbrio social e económico de muitas famílias da Região, ainda teve tempo para se dedicar a uma das suas grandes paixões – Ser bombeiro. Arriscaria a dizer que ainda bem que o Raul, um dia qualquer da sua vida, decidiu vir para Penela com a sua esposa Isabel. Penela não seria a mesma se eles não tivessem vindo para cá.

As terras são mesmo as pessoas. Sobretudo as pessoas que ajudam a fazer a diferença. Essa garra e esse espírito foram igualmente deixados nos Bombeiros de Penela, pelo que vale a pena aproveitar este momento para recordar todos os que, desde 1980, mais contribuíram para o desenvolvimento daquela colectividade tão importante para a vida dos cidadãos Penelenses. Parabéns Roque. Parabéns Raul. Parabéns Bombeiros de Penela!


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com