21 de Janeiro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Um milhão de euros para revitalizar o Pinhal Interior (actualizada)

10 de Janeiro 2019

Alvaiázere vai acolher amanhã, pelas 15h00, na Casa Municipal da Cultura, a cerimónia de apresentação do concurso de financiamento de projectos de inovação social do Pinhal Interior, que contará com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino.

O concurso, lançado no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, irá destinar um milhão de euros a projectos de inovação social que contribuam exclusivamente para a revitalização dos 19 municípios abrangidos por este programa, e que foram afectados particularmente pelos incêndios de 2017, nomeadamente Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pedrógão Grande, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Proença-a-Nova, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares.

“O concurso tem como objectivo reforçar o esforço de desenvolvimento destes territórios, incentivando a criação e implementação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social”, realça uma nota da autarquia de Alvaiázere, adiantando que “estas iniciativas devem testar ou implementar soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas do envelhecimento, saúde, educação, justiça, protecção social, inclusão e emprego”. Serão igualmente financiadas a criação de incubadoras de inovação social.

O instrumento de financiamento utilizado no presente concurso é o das Parcerias para o Impacto onde 70% do valor total de investimento é assegurado pelo Fundo Social Europeu e pelo Orçamento de Estado através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego. Os restantes 30% de investimento devem ser assegurados por um ou vários investidores sociais – públicos ou privados.

De acordo com aquela edilidade, “podem constituir-se como beneficiários as entidades privadas, as entidades da economia social como associações, IPSS’s, Fundações, cooperativas, misericórdias e mutualidades, bem como associações e fundações públicas”. O concurso abriu oficialmente no passado dia 8 de Janeiro e o período de candidaturas terminará no próximo dia 28 de Fevereiro.

Até à data, a Portugal Inovação Social aprovou 225 projectos nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, num total de 30,7 milhões de euros. Os projectos apoiados foram aprovados no âmbito dos seis concursos realizados ao abrigo dos instrumentos de financiamento de Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM