26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Projecto de emparcelamento do Pranto I “materializa sustentabilidade”

28 de Junho 2019

Casa cheia, hoje à tarde, na Vinha da Rainha, para uma sessão pública de esclarecimentos sobre o Projecto de Valorização Fundiária com Emparcelamento do Pranto I promovida pelo Município de Soure e Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola (ABOFH) do Baixo Mondego.

O Projecto de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego iniciou-se há mais de 30 anos, cobrindo o vale central do Mondego, porém, não abrangendo os vales secundários dos afluentes Pranto, Arunca e Ega. É precisamente no concelho de Soure que a obra conhecerá um novo impulso, permitindo a realização de novos projectos na intervenção do Pranto I – candidatura já aprovada – com uma dotação de 24 milhões de euros e que prevê beneficiar uma área estimada de 350 hectares, explorada por mais de 200 agricultores.

No centro desta iniciativa está o denominado Bloco 5, que abrange o Campo do Conde, pertencente ao concelho de Soure, encontrando-se no coração da área a intervenccionar pelo plano de investimentos agora anunciado e que foi alvo de aprovação de uma candidatura fundos comunitários através do PDR 2020.

Na sessão de abertura da sessão, o director regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Carlos Alves Martins, e do presidente da direcção da ABOFH, Ferreira Lima, apresentaram o Projecto de Valorização Fundiária com Emparcelamento do Pranto I, medida alinhada com a estratégia para o regadio público 2014-2020.

Por seu turno, José Manuel Gonçalves, da Escola Superior Agrária de Coimbra, expôs o projecto Medwaterice, sobre a utilização sustentável da água nos agroecossistemas do arroz na região mediterrânica, enquanto José Proença, da Agência Portuguesa do Ambiente, abordou o aproveitamento hidráulico do Mondego e a regularização do rio Pranto.

O presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, destacou a importância do projecto de valorização, considerando que materializa os vectores da sustentabilidade dos recursos solo e água, da eficiência energética e da rentabilização dos investimentos, eixos que concorrem igualmente para a concretização das opções fundamentais de desenvolvimento do Município.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com