26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Intercâmbio juvenil juntou três dezenas de participantes europeus

2 de Agosto 2019

Três dezenas de jovens de cinco países europeus que participaram, recentemente, em Soure, no intercâmbio juvenil “Can I Speak? Youth Exchange about freedom of expression”, dinamizado pela Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure (ADPCNS) e  financiado pelo programa Erasmus+.

O evento reuniu jovens com idades entre os  16 e 20 anos provenientes de Espanha, Itália Polónia e Letónia, para além de jovens de Soure, em representação de Portugal.

Segundo a organização, os objectivos do projecto, apoiado pelo programa comunitário Erasmus+, foram promover o conhecimento relativo aos direitos humanos  e valores de tolerância e liberdade de expressão; fomentar a literacia para os media; combater os comportamentos extremistas e violentos associados ao aumento do número de migrantes, aumentar a consciencialização da juventude sobre outras realidades europeias e aumentar o seu conhecimento sobre a cidadania europeia.
Durante sete dias os jovens envolvidos realizaram actividades de educação não formal que lhes permitiram desenvolver os seus conhecimentos e aprender mais sobre direitos humanos, migrações, literacia para os media e cidadania europeia, apresentando, também eles aos restantes participantes, a sua cultura e a situação da liberdade de expressão nos seus países de origem.

No final de cada dia e após o jantar decorreram noites culturais, abertas a toda a comunidade sourense, promovidas pelos representantes de cada país e cujo objectivo foi fomentar o conhecimento sobre as culturas locais.

“Como já vem sendo habitual, a ADPCNS está bastante comprometida em proporcionar aos jovens do concelho de Soure actividades educativas internacionais que lhes permitam conhecer melhor a Europa, os países que a constituem e aproveitar as oportunidades que a União Europeia oferece aos seus cidadãos. Neste sentido tem já aprovado um projecto
para levar cinco jovens à Polónia, em Janeiro de 2020, ao abrigo de uma parceria entre a ADPCNS e a entidade Fraternitas”, refere uma nota daquela associação.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com