26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Gesteira serve boa gastronomia local este fim-de-semana (27 e 28)

26 de Julho 2019

O Grupo Musical Gesteirense (GMG) convida todos os amantes da boa gastronomia portuguesa a sentarem-se à mesa da Mostra Gastronómica de Gesteira, este fim-de-semana (27 e 28), para saborear os pratos típicos locais. O certame, que vai já para a oitava edição, promete brindar os visitantes com uma agradável combinação de gastronomia e animação.

“Esta Mostra Gastronómica pretende promover os pratos típicos da nossa freguesia, mas também recolher fundos para o nosso Grupo Musical”, realçou Henrique Silva, presidente do GMG, salientando que o certame se realiza “dentro dos mesmos moldes dos anos anteriores”.

À semelhança das edições anteriores, o coelho à Gesteira é o prato de destaque, mas a sopa, o bacalhau à lagareiro, a chanfana de cabra, as pataniscas e as febras à Gesteira fazem igualmente as delícias dos visitantes, que podem ainda deliciar-se com o famoso arroz doce, confeccionado com o arroz carolino do Baixo Mondego.

À boa gastronomia local junta-se uma feira de artesanato e a animação musical, que começa amanhã com um baile. Mas o recinto abre portas às 12h30 com o serviço de almoços. No domingo (28) destaque para uma tarde cultural animada por ranchos folclóricos, organistas e música tradicional.

Estes são ingredientes mais do que suficientes para “a Mostra Gastronómica continuar a crescer”, considera Henrique Silva, que espera “receber mais visitantes e servir mais refeições”, garantindo o crescimento do evento que tem como objectivo recolher fundos para o GMG.

E esses fundos são “muito importantes” para o GMG. Afinal, com o dinheiro angariado “já conseguimos concretizar um projecto muito importante”, contou aquele dirigente, referindo-se à “ampliação da nossa sede, que era pequena para as nossas necessidades”.

“Neste momento, o Grupo Musical Gesteirense tem 38 executantes com idades compreendidas entre os 11 e os 75 anos, mas não é fácil angariar novos elementos”, confidenciou Henrique Silva, salientando que o Grupo tem ainda “uma escola de música com 36 alunos, que alimenta a banda filarmónica”. Além disso, mais recentemente a associação criou uma nova valência: o coro infantil, que já fez a sua estreia, actuando no aniversário do GMG e em algumas celebrações religiosas.

E projectos? “Temos alguns, mas ainda é cedo para os podermos divulgar, porque ainda estão a marinar”, concluiu.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com