19 de Setembro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Festival Pangeia que começa amanhã “vai vestir” crianças carenciadas

11 de Setembro 2019

Cerca de 200 costureiras solidárias vão marcar presença em Soure, no próximo domingo, associando-se ao projecto “Dress a Girl Portugal”, que leva vestidos e calções directamente a crianças carenciadas mundo fora. A acção é um dos pontos de destaque do programa de mais uma edição do Festival Municipal de Juventude Pangeia, dinamizado pela autarquia sourense e que tem início amanhã com a recepção aos participantes e a primeira eliminatória do concurso musical de bandas de garagem, outra das atracções.

“As costureiras, de todas as idades, não só de Soure mas de toda a região, vão ao longo do dia de domingo confeccionar vestidos para oferecer às meninas de África. Os tecidos e as linhas são oferecidos por mecenas e pelo Município, que assegura também as condições logísticas”, adianta o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes. A iniciativa, que tem início pelas 10h00, é “uma forma muito saudável de culminar um evento que tem muita música, muitas actividades de rio, a sensibilização para as questões ambientais e as causas da paz e da solidariedade”.

O Pangeia é dedicado “acima de tudo, aos jovens do concelho de Soure e simboliza o fim das férias e o regresso às aulas, sendo igualmente uma antecipação do S. Mateus para a camada jovem”, enfatiza o presidente da Câmara.

Perto de um milhar de jovens estão inscritos no evento, sublinhando o autarca, no entanto, que nas actividades nocturnas do programa o número de participantes mais do que triplica.

Na sexta-feira (13), as actividades desportivas no Parque do Bacelos, onde os jovens acampam, têm início pelas 10h00. À tarde, há actividades aquáticas e insufláveis, estando a noite reservada para a segunda eliminatória do concurso de banda de garagem (21h00), o espectáculo multimédia “Fire Dragons” (00h00), seguido de Dj.

No sábado (14), mãos à obra logo pela manhã, com a construção de jangadas e a descida de kayaks no “Saurium Challenge”. A 2.ª Eco Regata do Arunca e Anços tem início pelas 15h00, seguida da festa da espuma. A final do concurso de bandas de garagem está marcada para as 21h00. O luso-moçambicano Plutónio é uma das grandes atracções do festival e sobe ao palco pelas 22h00. A noite termina com a Dj Sara Santini.

No domingo (15), para além do já referido “Dress a Girl Around the World”, realiza-se o Cross Trail Soure 1111, com início pelas 9h00. A quinta edição da prova apresenta três desafios diferentes: cross-trail de 18 km, mini-trail de 12 km e uma caminhada de 10 km. Com partida da Ponte de Baixo e chegada ao Parque dos Bacelos, os percursos englobam alguns dos melhores trilhos do concelho.

O evento desportivo tem vindo a afirmar-se na região, podendo os atletas, além da actividade física, usufruir das potencialidades turísticas do território e aproveitar as várias iniciativas a decorrer paralelamente no âmbito do “Pangeia”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com