26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Saída de João Ataíde para o Ambiente implica novas eleições na CIM de Coimbra

9 de Abril 2019

A saída de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente vai implicar a realização de eleições para a direcção da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, disse hoje à agência Lusa fonte da entidade.

Além de presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde das Neves era, desde 2014, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, que agrega 19 municípios.

De acordo com a legislação e com os próprios estatutos da Comunidade, a saída do presidente do Conselho Intermunicipal implica a realização de novas eleições, não só para o lugar de presidente, mas também dos dois vice-presidentes.

Actualmente estes lugares são ocupados por José Carlos Alexandrino e por José Brito Dias, presidentes das câmaras de Oliveira do Hospital e de Pampilhosa da Serra, respectivamente.

Enquanto não se realizar a nova eleição, a presidência da CIM será desempenhada, interinamente, pelo primeiro vice-presidente do Conselho Intermunicipal, que é José Carlos Alexandrino, disse à agência Lusa o secretário executivo intermunicipal, Jorge Brito.

As eleições deverão ser agendadas pelo próprio Conselho Intermunicipal, que é composto por todos os presidentes das câmaras que integram a Comunidade.

A próxima reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra está prevista para 02 de maio, adiantou a mesma fonte.

Constituída em Setembro de 2013, a CIM Região de Coimbra é formada pelos 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e pelos concelhos da Mealhada (Aveiro) e de Mortágua (Viseu).

João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz desde 2009, vai ser empossado secretário de Estado do Ambiente na quinta-feira, substituindo no cargo Carlos Martins, que pediu a demissão no final da semana passada depois ter sido noticiado que nomeou o primo Armindo Alves para adjunto do gabinete.

Carlos Monteiro, até agora segundo no executivo da Figueira da Foz, assume a presidência do município, disse à agência Lusa fonte do gabinete da presidência.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com