22 de Outubro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Região de Leiria diz que cada euro investido na Educação terá um retorno único

11 de Julho 2019

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), Raul Castro, disse hoje que cada euro investido na Educação terá um retorno único, que nenhuma outra aplicação poderá oferecer.

Raul Castro, na sessão de abertura do I Seminário de Boas Práticas na Educação “Competências para o Século XXI”, afirmou que “os avanços civilizacionais” que foram conquistados são “directamente proporcionais ao investimento” que for realizado na Educação”.

“Este é o desafio que verdadeiramente se coloca a Portugal: perceber que cada euro que investirmos na elevação do nível de Educação da nossa população terá um retorno que nenhuma outra aplicação poderá oferecer”, sublinhou o também presidente da Câmara de Leiria.

Raul Castro defendeu ainda que é “fundamental” que as estratégias “sejam profundamente inclusivas, garantindo que todas as franjas da sociedade, em especial as mais desfavorecidas, tenham ao seu dispor ferramentas que lhes permitam o pleno desenvolvimento das suas potencialidades”.

Uma região que aspira a posicionar-se entre as mais desenvolvidas a nível nacional e europeu, referiu Castro, “não se pode dar ao luxo de desperdiçar um talento que seja, apenas porque este não nasceu no contexto social mais favorável”.

Com a proliferação das tecnologias e a sua utilização no ensino, o presidente da CIMRL alertou que os modelos de consumo actuais “não estão na tecnologia, mas sim no humanismo”.

Raul Castro realçou o papel que os professores continuarão a ter no processo de aprendizagem. “Não há máquina, ‘software’ ou algoritmo que substitua o docente na transmissão de saber, muito menos na dimensão humana e afectiva que este processo exige”.

“Por mais revolucionários ou disruptivos que sejam os avanços tecnológicos, o professor continuará a ser o coração de todo o sistema educativo que continua a ter, na relação professor-aluno, uma das variáveis com maior peso para o sucesso escolar”, acrescentou o presidente da CIMRL.

O seminário foi realizado pela CIMRL no âmbito do projecto “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria (PIICIE), em parceria com os dez municípios associados, os Centros de Formação de Professores da Região de Leiria, o Centro de Respostas Integradas de Leiria (ARS Centro), a GesEntrepreneur e outras instituições locais e regionais.

Considerando que as parcerias devem ser uma prática comum, Raul Castro afirmou que “as probabilidades de sucesso num mundo cada vez mais globalizado e competitivo aumentam de forma exponencial” se houver partilha daquilo que cada um faz bem e se houver reflexão conjunta para aquilo que é necessário “melhorar”.

O autarca defendeu ainda que a “estratégia para a construção de uma sociedade alicerçada nos valores da justiça, da democracia, da igualdade e da solidariedade só será eficaz se assentar numa aposta séria, consistente e duradoura no sistema de ensino”.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com