29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Região de Coimbra lidera projeto europeu para produção e consumo sustentáveis

27 de Junho 2019

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lidera um consórcio de oito regiões da União Europeia que aposta na criação de ambientes de produção e consumo sustentáveis, foi hoje anunciado.

As diferentes regiões de Portugal, Grécia, Estónia, Hungria, Roménia, Espanha, Itália e Eslovénia que integram o projecto Rurban Food pretendem “incentivar a criação de uma rede de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares que se estendam das áreas urbanas e periféricas por um corredor que facilite uma ligação urbano-rural”.

“Essa abordagem vai aumentar a criação de ambientes de produção e de consumo assentes numa base de sustentabilidade económica, social e ambiental”, refere a CIM da Região de Coimbra em comunicado.

O projecto vai avançar na sequência da aprovação de uma candidatura ao programa europeu URBACT III, ao qual foram apresentadas 62 propostas que envolveram 525 parceiros de 29 países.

A primeira fase do Rurban Food, com a duração de seis meses, arranca em meados de Setembro.

Programa de intercâmbio e aprendizagem que promove o desenvolvimento urbano sustentável, o URBACT reúne 550 cidades, 30 países e 7.000 interessados locais activos.

Reunido em Alba Iulia, na Roménia, na terça-feira, o Comité de Acompanhamento do URBACT aprovou um total de 23 redes de planeamento de acção, incluindo a proposta portuguesa.

O URBACT é financiado conjuntamente pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pelos estados-membros.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM