17 de Outubro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Rally Alitém vai acelerar para ajudar Bombeiros Voluntários de Pombal

10 de Outubro 2018

O Rally Alitém vai acelerar rumo à solidariedade num evento desportivo que espera atrair mais de 100.000 pessoas, recuperando uma tradição que esteve parada 14 anos. Com data marcada para os dias 17 e 18 de Novembro, a prova co-organizada pela União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, a Câmara Municipal de Pombal e os Bombeiros Voluntários de Pombal pretende gerar rendimento para a Associação Humanitária adquirir equipamentos de protecção individual para os soldados da paz.

O evento conta com duas modalidades distintas: a super especial nocturna na cidade de Pombal (1.800 metros) e o rally em terra batida (60 quilómetros). A prova, cuja décima edição acontece depois de 14 anos de interregno, apresenta “cinco razões para acelerar”. A solidariedade aparece logo em primeiro, pois “o lucro obtido neste evento vai reverter 100 por cento para os Bombeiros Voluntários de Pombal”, realçou Sérgio Gomes, presidente da direcção daquela Associação Humanitária, adiantando que o valor angariado será para juntar às verbas obtidas com outros eventos desportivos, que terá como destino a “aquisição, ainda este ano, de 60 equipamentos de protecção individual para combate a incêndios urbanos para os nossos bombeiros”.

O impacto desta competição é outro dos motivos apontados pela organização. Afinal, o Rally Alitém tem uma abrangência total de 114 quilómetros quadrados, tendo um potencial de população de 101.000 pessoas.

Tendo em conta que esta modalidade arrasta multidões, a visibilidade é mais um dos pilares principais que justificam voltar a organizar esta prova, cuja tradição de nove edições e a confiança baseada na experiência surgem como garantia para o sucesso da prova de 2018.

“Esta organização conjuga uma série de factores no sentido de ir buscar um bocadinho do que já era o rally de antigamente, considerado o rally dos milagres de Portugal pelas características diferentes da maior parte dos rallys a nível nacional”, salientou Hélder Costa, um dos organizadores, referindo-se aos “traçados largos, rápidos e de piso bom”. Por isso, “penso que vamos ter bastante aceitação”.

A mesma opinião é partilhada por Carlos Miguel, presidente da direcção da SicóEco Race Events Club. “A percepção que tenho é que este vai ser um dos melhores rallys em termos de piso”, referiu, explicando que “esta prova pertence ao Rally Regional do Centro, que é o maior troféu de rally de terra a nível nacional”. A prova vai desenrolar-se nos dias 17 e 18 de Novembro, sendo que o primeiro dia arranca um check down espectáculo não cronometrado para que os pilotos possam testar as suas viaturas antes da prova começar. Mais tarde acontece a super especial nocturna e no segundo dia o destaque vai para o rally em terra batida.

Para o presidente da Câmara Municipal, este evento, cujo investimento ronda os 20.000 euros, “é certamente um factor de atractividade ao nosso concelho”, que acontece “num território com uma tradição muito interessante, que se mantém bem viva apesar de não se realizar há alguns anos”. Depois de nove edições do Rally de Albergaria dos Doze e 14 anos de interregno, “conseguimos esta décima edição com um formato um bocadinho diferente, mas igualmente empolgante do ponto de vista do espectáculo e da competição”, referiu Diogo Mateus, convicto de que as “características do evento” lhe conferem “maior complexidade, muito público e melhor qualidade”. Afinal, ao longo de dois dias haverá uma super especial nocturna, um rally em terra batida, uma exposição de carros antigos e outra de automóveis novos.

O Rally Alitém “é importantíssimo para a União de Freguesias, porque promove o território e a marca Alitém, que resulta da união de três freguesias”, sublinhou Manuel Matos, presidente daquela União de Freguesias, esperando que esta edição corra bem, para que “tenhamos uma data mais favorável no próximo ano, que nos catapulte ainda mais no contexto nacional dos rallys”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM