26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Feira Taurina afirma Abiul

1 de Agosto 2019

Entre amanhã e 14 de Agosto todos os caminhos vão dar a Abiul, pelo menos para os aficionados da tauromaquia. A Junta de Freguesia local promove a Tradicional Feira Taurina inserida nas Centenárias Festas do Bodo, afirmando aquela vila do concelho de Pombal como a capital das corridas de toiros.

Até 14 de Agosto, três corridas à portuguesa prometem encher aquela que é conhecida como a mais antiga praça de toiros de Portugal, cumprindo a Tradicional Feira Taurina que este ano conta com oito cavaleiros e cinco grupos de forcados.

O primeiro espectáculo de tauromaquia está agendado para as 21h30 deste sábado (3). A Monumental Praça de Toiros de Abiul acolhe a Corrida à Portuguesa com os cavaleiros Andy Cartagena, Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Júnior, que vão tourear seis toiros da Ganadaria António Charrua. As tradicionais pegas estão a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Os toiros voltam à praça mais antiga de Portugal no dia seguinte (domingo, 4), pelas 18h00, para outra corrida à portuguesa, desta feita com lide a cavalo de António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol e lide apeada do matador Octavio Chacón. Por sua vez, os Forcados Amadores de Coimbra farão as pegas dos seis toiros da Ganadaria Murteira Grave.

A Tradicional Feira Taurina termina na noite de 14 de Agosto (22h00) com mais um espectáculo de tauromaquia com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e David Gomes. Os Forcados Amadores de Lisboa e de Coruche responsabilizam-se por fazer a pega dos seis toiros da Ganadaria Vale de Sorraia.

À espera de muitos visitantes, aquela vila do concelho de Pombal vai reviver as tradições taurinas durante as festas em honra da padroeira Nossa Senhora das Neves (Bodo de Abiul), que se realizam de 2 a 5 de Agosto. Arraiais populares, DJ’s, fado, folclore, artesanato, comes e bebes, “Feira dos 6”, garraiada e cerimónias religiosas animam os quatro dias de festividades.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com