26 de Maio de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Encenação histórica recria Batalha da Redinha este fim-de-semana

15 de Março 2019

A vila da Redinha transforma-se, este fim-de-semana (16 e 17), num campo de batalha onde será recriado o combate ali travado entre as tropas anglo-portuguesas e o exército francês, aquando das Invasões Francesas. Trata-se do principal evento da freguesia, que inclui ainda uma Feira de Antiguidades, Artesanato e Doçaria Regional, uma caminhada solidária e um passeio de ciclismo etnográfico.

Doze de Março de 1811. Redinha foi invadida pelas tropas napoleónicas num combate que ficou conhecido como a Batalha da Redinha. O acontecimento será recriado, este domingo (17), numa encenação histórica de celebração dos tempos de paz e de homenagem aos soldados que morreram em defesa da sua pátria. O cenário será o mesmo de há 208 anos: a vila da Redinha.

O programa das comemorações contempla um conjunto de actividades culturais, desportivas e de animação, que começa no sábado (16) com um jantar e um baile animado por Graciano Ricardo.

Contudo o ponto alto das celebrações acontece no domingo (17), com a encenação histórica com a participação da Viv’Art (12h00), que é antecedida pelo lançamento de balões com mensagens de paz pelas crianças da freguesia (11h00) e pela homenagem aos mortos em combate (11h30), no Largo da Guerra Peninsular, junto ao memorial, com actuação da Filarmónica do Louriçal.

Mas as actividades não se resumem a isto. Aliás começam às 9h00 com a abertura da Feira de Antiguidades, Artesanato e Doçaria Regional. Também para as 9h00 está marcada uma missa em memória dos militares e civis que tombaram nos campos da Redinha. Mais tarde (9h15) arranca a caminhada solidária pelas margens do rio Anços e logo de seguida (9h30) tem início o desfile de ciclismo etnográfico, cujas receitas de ambas as actividades revertem para a Comissão Fabriqueira da Igreja de S. Francisco.

No período da tarde, à Feira de Antiguidades e Doçaria Regional junta-se a animação cultural com as actuações da Filarmónica do Louriçal, da Tuna da Universidade Sénior de Pombal, da Academia de Música Roda Viva, do Grupo de Danças e Cantares de Pousadas Vedras, bem como do Rancho Folclórico da Redinha.

De referir que a comemoração dos 208 anos da Batalha da Redinha é organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município de Pombal e o Museu de Ciclismo das Caldas a Rainha.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM