16 de Junho de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal é a Eco-Freguesia número um no distrito de Leiria e da região Centro

11 de Junho 2019

A Freguesia de Pombal viu reconhecidas as boas práticas ambientais no concurso Eco-Freguesias XXI, destacando-se como a 1.ª do distrito de Leiria e a 2.ª nível nacional. O seu desempenho em termos de sustentabilidade ambiental valeram-lhe a pontuação de 85,1%, numa iniciativa promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

“Este galardão bienal visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pelas autarquias locais, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios”, realça uma nota da Junta de Pombal, cuja freguesia se destacou entre um total de 93 que demonstraram interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI. Dessas 86 concretizaram a candidatura ao galardão 2019, que consiste na atribuição de uma bandeira verde Eco-Freguesias XXI, “estandarte que a Freguesia de Pombal vai ostentar, pela primeira vez, nos próximos dois anos”.

Os concorrentes foram avaliados em relação a um conjunto de dez indicadores que procuram aferir as acções relativas ao desenvolvimento sustentável do território de cada freguesia, nomeadamente a mobilização, capacitação e educação para a sustentabilidade; gestão ambiental: energia, água e resíduos; mobilidade e transportes; equipamentos e espaços públicos; biodiversidade e espaços verdes; informação e participação pública; serviços de proximidade; animação sociocultural; promoção da economia local; e visão do desenvolvimento.

“O principal objectivo é o de inspirar e incentivar práticas e políticas sustentáveis, protagonizadas não só pela administração local, mas também pelos cidadãos que vivem, trabalham e frequentam a freguesia ou comunidade”, explica a ABAE.

Desta forma, a Junta de Pombal agradece “a toda a comunidade o envolvimento positivo que permitiu que a nossa freguesia ficasse em primeiro lugar no distrito de Leiria e em segundo lugar a nível nacional”.

Para a edilidade, “esta distinção é naturalmente partilhada por toda a comunidade escolar, alunos, professores, auxiliares e pais que se têm envolvido de forma entusiasta na dinamização do programa eco-escolas e na campanha de recolha de material tecnológico e informático no âmbito do eco-tecnologias”, salienta a mesma nota, reconhecendo ainda a importância de “todos os comerciantes que aderiram ao eco-montras e às nossas amigas Paula Junqueira e Ana Paula Cordeiro pelas acções de formação sobre montras ecológicas e embrulhos em papel reciclado”. O mérito da conquista deste galardão estende-se ainda aos estabelecimentos de hotelaria (cafés e restaurantes) que alinharam no eco-rolhas, às famílias que participaram no eco-famílias, aos colaboradores da Junta de Freguesia que aderiram (todos) ao eco-funcionários, aos parceiros do Bio-Artes que assume uma forte vertente ecológica, bem como a todos os que participaram nas acções de reciclagem e reutilização de resíduos organizadas em parceria com a Valorlis e a todos os que estiveram nas várias sessões de sensibilização ambiental.

De referir que a sessão de entrega do galardão teve lugar no Mosteiro de Tibães, em Braga, durante o Greenfest um evento que evoca e celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural, contando com a participação de várias freguesias do concelho e da região.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com