22 de Outubro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Vinália afirma qualidade dos vinhos Terras de Sicó domingo em Podentes

26 de Junho 2019

Continuar a promover o vinho da sub-região Terras de Sicó é o principal objectivo de mais uma edição (a 11.ª) da Vinália, que decorre no próximo domingo (30), em Podentes, terra por excelência da produção vinícola deste território, onde “mora” a grande maioria dos produtores certificados.

A iniciativa organizada em parceria pela Câmara Municipal de Penela e Junta de Freguesia de Podentes junta dezena e meia de expositores na divulgação dos produtos endógenos locais, com particular destaque para o “precioso néctar”.

“Neste período em que ainda comemorarmos os 25 anos da sub-região Terras de Sicó é importante, por um lado, voltarmos a puxar pelos nossos produtos locais, e por outro, pela identidade cultural da própria freguesia”, afirma o presidente da Câmara, Luís Matias, salientando que “Podentes é indissociável daquilo que é o vinho, e a Vinália já faz parte da agenda cultural da freguesia, do concelho e da sub-região”.

Segundo o autarca, a iniciativa visa também “chamar a atenção para as questões da produção do vinho, puxando por aquilo que temos de mais genuíno, que são os nossos produtos de excelência, e o vinho Terras de Sicó é-o cada vez mais”.

“Tem sido feito um trabalho muito grande na qualificação do produto e agora vamos passar para a valorização do mesmo, pelo que nos próximos tempos vamos ter um vinho que vai ter ainda maior reconhecimento e notoriedade por parte do mercado”, assegura o também presidente da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó.

O programa do evento tem início com o tradicional passeio pedestre “Rota das Vinhas” e prosseguirá com mais um concurso de “vinhos do produtor” e as jornadas de vitivinicultura, no Centro da Cultura e do Vinho da Terras de Sicó.

Após a “bucha” à hora de almoço, para participantes e visitantes, a tarde contará com a entrega de prémios do concurso de vinhos, teatro, actuação de um grupo folclórico e baile.

“Com este evento queremos trazer o maior número de visitantes à nossa freguesia”, refere a presidente da Junta, Anabela Santos, adiantando que a Vinália volta a decorrer no mesmo fim-de-semana das festas da aldeia, em honra de S. Pedro, num “2 em 1” que procura atrair mais público a ambas as realizações.

O estado do tempo, que no ano passado “acabou por estragar um pouco a iniciativa”, é peça importante na realização e a autarca sustenta que “se o tempo o permitir, as nossas expectativas são boas” quanto ao êxito do certame, que é o “evento anual mais importante da freguesia”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com