20 de Abril de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Misericórdia alarga UCC e pondera entrar na área da demência

6 de Fevereiro 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Penela conta ter concluídas em finais de Maio as obras de alargamento da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de 19 para 30 camas, num investimento de cerca de 300.000 euros.

“Como se tem visto, a carência na área da saúde é grande e estas UCC funcionam como hospitais de rectaguarda”, refere o provedor Fernando Antunes, sublinhando que a instituição gere a unidade, mas a definição dos utentes ali a colocar é da competência dos serviços tutelados pelo Ministério da Saúde.

Juntando este aumento de capacidade da UCC da Misericórdia a outra estrutura similar existente em Serradas da Freixiosa, detida por um grupo privado, “o concelho de Penela fica com uma oferta muito interessante nesta área”, salienta aquele responsável.

Nos últimos anos, a instituição procedeu também à requalificação do lar residencial, reabilitando toda a ala sul, numa empreitada de um milhão de euros, inaugurada em Setembro de 2016.

“Não pensamos parar e por isso estamos a estudar algumas hipóteses de entrarmos noutras áreas, talvez na da demência, que é onde existe muita falta de equipamentos”, anuncia Fernando Antunes, enfatizando que o objectivo da instituição que dirige é “servir a comunidade e as populações nas áreas mais deficitárias”.

A antiga Casa da Criança, junto ao lar e à UCC, é para restaurar e deverá vir a acolher a nova valência que surja.

A Santa Casa da Misericórdia de Penela, fundada em 1559, presta apoio diária a cerca de 250 utentes, entre lar residencial, UCC, centro de dia, serviço de apoio domiciliário e duas creches.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM