22 de Outubro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pelmá mostra gastronomia local este fim-de-semana

15 de Junho 2018

Os pratos gastronómicos e os petiscos locais voltam a estar em destaque na VII Mostra Gastronómica e festa em honra de S. João Batista, prometendo atrair muitos visitantes a esta localidade, nos dias 16, 17 e 24 de Junho. Ao longo deste fim-de-semana, duas tasquinhas representativas de associações da freguesia vão servir algumas das iguarias características da região, dando a conhecer o que de melhor se faz no território pelmanense. Além da gastronomia, o evento conta ainda com animação musical, folclore, percurso pedestre, marchas populares, passeios de motorizadas e de bicicletas.

“Este evento tem como objectivo comemorar o Dia da Freguesia, mas é também uma mais-valia para a freguesia e uma forma de reunir as pessoas dos vários lugares”, afirmou ao TERRAS DE SICÓ o presidente da Junta, Vidal Duarte, adiantando que “participam todas as associações da freguesia, sendo que umas colaborando nas tasquinhas e promovendo as actividades que vão decorrer, outras cedendo o recinto para a Mostra Gastronómica e os equipamentos necessários, nomeadamente mesas, bancos, etc.”.

“A Mostra Gastronómica e festa da freguesia são um evento para continuar nos próximos anos, sobretudo enquanto me mantiver no executivo”, assegura Vidal Duarte, sublinhando que se trata de “um evento que acarreta sempre valor para a nossa freguesia, porque traz pessoas e promove a freguesia”.

Durante os próximos dois dias, os visitantes podem degustar os sabores tradicionais da região, nomeadamente frango no churrasco, porco no espeto e bacalhau. Além dos pratos gastronómicos, as tasquinhas vão também servir alguns petiscos que prometem fazer as delícias de todos aqueles que passarem por Pelmá neste fim-de-semana. A completar a ementa, não faltarão as sobremesas variadas.

 

 

Animação completa o evento

Além dos comes e bebes, há ainda muita animação. Os grupos de música locais Manuel Braz e PA3 prometem animar as duas noites, convidando a um pezinho de dança. “Apostámos nestes grupos por terem elementos naturais e residentes na freguesia”, explicou Vidal Duarte, considerando que desta forma “estamos também a promover o desenvolvimento da nossa terra”. Já o Rancho Folclórico “Rosas de Portugal” actua na tarde de domingo (17h30), brindando os presentes com os cantares, danças e trajes tradicionais.

Além das tasquinhas e da animação, a VII Mostra Gastronómica e festa em honra de S. João Batista conta igualmente com um passeio pedestre que, pelas 19h00 de sábado (16), parte à descoberta de uma parte da freguesia, mas também possibilita aos pedestrianistas desfrutar do contacto com a natureza ao mesmo tempo que praticam actividade física ao ar livre.

Ainda integrado neste certame, realiza-se, pelas 9h00 de domingo (17), os passeios de motorizadas e de bicicletas. O passeio de motorizadas tem um percurso de aproximadamente 60 quilómetros de extensão, que irá passar por diversas freguesias do concelho de Alvaiázere e ainda algumas localidades dos territórios vizinhos. Já o passeio de bicicletas, que é uma das novidades desta edição, vai fazer o caminho de ida e volta (22 quilómetros) até à Praia Fluvial do Agroal, onde será servida a “bucha” para os participantes dos dois passeios, que após o reabastecimento continuam os respectivos percursos, que terminam no recinto da festa, onde será servido o almoço.

A festa termina no domingo (24) com a comemoração do Dia da Freguesia, cujo padroeiro é S. João Batista. Para assinalar esta data está prevista uma sardinhada popular, marcada para as 17h00.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com