17 de Outubro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ópera barroca de marionetas chega a Pombal a 14 de Outubro

10 de Outubro 2018

O Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas apresenta em Pombal, na segunda quinzena de Outubro, um dos espectáculos mais aguardados desta edição: Guerras do Alecrim e Mangerona. O espectáculo subirá ao palco do Teatro-Cine no próximo dia 14 de Outubro (domingo), às 16h00.

Este é um espectáculo de ópera barroca com recurso a marionetas em tamanho humano que junta em palco um fabuloso elenco de actores/cantores e músicos, com encenação de Carlos Antunes. Trata-se de uma criação que une a companhia S.A. Marionetas e Os Músicos do Tejo, numa coprodução entre o festival Cistermúsica e a Artemrede.

A actriz Luísa Cruz (conhecida, entre outros, pelo seu trabalho na televisão e no filme As 1001 Noites de Miguel Gomes) e a soprana Joana Seara encabeçam o elenco do espectáculo como as irmãs Dona Nize e Dona Cloris. Estes e outros personagens da peça baseiam-se em arquétipos do século XVIII, como nobres com aspirações sociais, juízes ou criados, aqui satirizados no texto de António José da Silva, o Judeu. A cada membro do elenco é confiada uma marioneta, concebida pela equipa da S. A. Marionetas.

Estreada em 1737 no Teatro no Bairro Alto, em Lisboa, numa época em que dominavam as óperas cantadas em Italiano, Guerras do Alecrim e Mangerona conta com música da autoria de António Teixeira. A partitura original das Guerras subsiste apenas numa versão tardia incompleta, na biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa. Para a nova versão deste clássico – ausente há mais de 10 anos dos palcos nacionais – foi usada uma nova edição crítica de Márcio Páscoa, tendo Marcos Magalhães e Carlos Antunes feito a adaptação da música à dramaturgia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM