26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Museu Municipal de Alvaiázere continua a promover ateliers educativos

24 de Janeiro 2019

Os Serviços Educativos do Museu Municipal de Alvaiázere dinamizaram, entre 14 a 23 de Janeiro, mais um atelier com as crianças a frequentar o ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Esta iniciativa desenvolveu-se no âmbito do projecto “Aprendo a crescer – Jogos: Evolução dos jogos ao longo do tempo”.

“Nesta actividade, os petizes foram convidados a assistir a uma encenação que os conduziu da Pré-história à Idade Média”, refere uma nota da autarquia, adiantando que após “um espectáculo de magia” (segundo as crianças) onde cores e movimentos remeteram os seus pensamentos para o mundo da fantasia, houve espaço para o diálogo e para as reflexões. “Afinal, os puzzles e os ‘legos’ não eram brinquedos antigos, os romanos tinham vários jogos, nos torneios medievais os participantes não se podiam magoar”, destaca a mesma nota, salientado que neste atelier falou-se ainda de como é que eram as roupas, o que faziam no tempo de lazer, que instrumentos musicais já conheciam, como é que eram as festas nos castelos, entre outros temas.

De seguida, todos os participantes foram incentivados a serem os protagonistas de um teatro romano. Assim desenvolveram, em grande grupo, um jogo de expressão dramática. “Foram manhãs de muitos ‘uaus’, uma folha de jornal transformou-se num castelo, o pensamento ganhou forma, criaram, sentiram, exploraram e descobriram movimentos com a finalidade de transmitirem algo através do seu próprio corpo de forma expressiva, criativa e num ambiente imaginário”, realça a autarquia.

Em síntese as crianças através de improvisações exploraram e manipularam os elementos: corpo, espaço, energia, relação e pensamento remetendo para o período romano.

“Através destes ateliers, totalmente gratuitos, direccionados para a comunidade educativa, o Município de Alvaiázere continua a assumir-se como um importante veículo de promoção de cultura e de formação extracurricular para as crianças e jovens do concelho”, conclui aquela edilidade.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com