16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Município de Condeixa prepara centenário do escritor Fernando Namora

20 de Abril 2018

O centenário do nascimento do escritor Fernando Namora vai ser assinalado em 2019, em Condeixa, com um conjunto de actividades destinadas a valorizar a obra literária do autor, foi hoje anunciado.

“O município pretende dar o devido destaque à obra de Fernando Namora, que não é um património local, mas nacional”, disse hoje o presidente da Câmara, Nuno Moita, na apresentação do programa geral das comemorações.

Fernando Namora nasceu a 15 de Abril de 1919 em Condeixa, na casa que acolhe actualmente a sua Casa Museu, por iniciativa do município, tendo falecido em Lisboa a 31 de Janeiro de 1989.

Médico de profissão, foi autor de uma extensa obra, bastante divulgada e traduzida em várias línguas nas décadas de 70 e 80 do século XX.

O programa do centenário, que terá início a 15 de abril de 2019, inclui a edição de publicações, reedições, exposições e, eventualmente, a realização de um congresso internacional e a publicação de um conjunto de postais ilustrados, contendo utensílios pessoais e uma mensagem do escritor.

Segundo Liliana Pimentel, vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara de Condeixa, as iniciativas pretendem “criar condições para uma releitura da obra de Fernando Namora, revitalizar a presença junto do público leitor e apresentar aspectos inéditos ou menos conhecidos do seu percurso biográfico ou da sua actividade intelectual”.

As atividades vão ser preparadas pela Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora.

Para assinalar os 99 anos do escritor, foi hoje apresentada um número duplo (2017/2018) da revista cultural Algar, editada pela Casa Museu Fernando Namora, e assinado um protocolo de cooperação entre o município de Condeixa e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Hoje à noite, realiza-se ainda o Jantar Namoreano, que inclui oficinas de poesia e actuações musicais.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM