29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Misericórdia de Pombal repensa envelhecimento em jornadas a 6 de Junho

29 de Maio 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Pombal propõe debater sobre o “Envelhecimento – repensar o futuro” numas jornadas que decorrem quinta-feira (6 de Junho), entre as 9h00 e as 18h00, no auditório do Teatro-Cine da cidade.

“O envelhecimento será o mote central de uma jornada que se iniciará com uma Oração de Sapiência, por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, e onde participarão ao longo do dia inúmeras personalidades de reconhecimento nacional, com destaque para as intervenções de Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Rui Fiolhais, presidente do Instituto da Segurança Social, António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, José Manuel Silva, Ex-bastonário da Ordem dos Médicos, entre muitos outros cujos percursos profissionais fazem antever apresentações de grande validade cientifico-social”, realça uma nota da Misericórdia.

O programa das jornadas começa com a sessão de abertura (9h45) com as intervenções do provedor da Misericórdia de Pombal, Joaquim Guardado, do presidente do Município de Pombal, Diogo Mateus, do presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos, e  da secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

Seguem-se quatro painéis que irão abordar o envelhecimento, propondo-se repensar o futuro em várias vertentes. O primeiro convida a reflectir sobre os desafios para as políticas sociais, bem como o envelhecimento com proximidade e oportunidades para uma sociedade de bem-estar. Ainda da parte da manhã, os participantes poderão conhecer novos contextos e novas respostas, mas também contextos de envelhecimento e respostas da comunidade.

Já no período da tarde as jornadas vão abordar a importância da mobilidade na independência do idoso e os desafios para a saúde pública em Portugal. A encerrar este momento de reflexão, a Misericórdia de Pombal propõe debater o caminho para a mudança do paradigma do envelhecimento e o futuro da reforma. A sessão de encerramento está a cargo de Pedro Pimpão, presidente da Junta de Freguesia de Pombal e deputado à Assembleia da República.

De referir que as inscrições podem ser efectuadas através de https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSet4JUiEO2gwSKPh7OMvi7vrS30NP64PYHw546wfhjaGAgiuw/viewform.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM