20 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Mário Laginha e Pedro Burmester abrem Festival Música em Leiria “a dois pianos”

19 de Março 2019

A dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester vai abrir com chave de ouro a 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML) com o “Concerto a dois pianos”, onde juntarão os seus estilos musicais num espectáculo imperdível. O concerto inaugural terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 21h30 do próximo sábado (23), oficializando o arranque do Festival após a antestreia protagonizada pela Glenn Miller Orchestra, na passada sexta-feira(15).

Apesar de unidos por uma formação musical clássica, os dois pianistas têm percursos diferentes: Laginha mais próximo do jazz e cultor da fusão e recriação de múltiplas músicas do mundo, e Burmester mais orientado para a interpretação de um repertório clássico. Porém, em palco é evidente a cumplicidade entre os dois músicos, uma colaboração cimentada por uma longa amizade de mais de 20 anos, documentada no álbum Duetos, lançado em 1994. Desde aí têm-se sucedido os concertos desta dupla de perfil único, que uniu inclinações musicais, experiências e o gosto pelo desafio.

O repertório do “Concerto a dois pianos”, além do tema homónimo da autoria de Mário Laginha, inclui obras como o Grande Tango, de Astor Piazzola, a Balada n. 1 op. 23 de Frédéric Chopin na sua abordagem clássica, protagonizada por Pedro Burmester a solo,  e na versão de Mário Laginha, também a solo. O “Prelude a l’aprés midi d’un faune”, de Claude Debussy, e “La valse”, de Maurice Ravel, serão também apresentados neste espectáculo que inaugura um programa de grande multiplicidade artística com uma forte aposta em artistas nacionais e internacionais, com o objectivo de promover a cultura junto de novos públicos, através da conjugação da matriz clássica com outros estilos musicais de elevada qualidade.

 O FML regressa este ano com grandes nomes da música nacional e internacional, entre 23 de Março a 25 de Abril, naquela que será a sua edição mais ampla de sempre, levando 15 espectáculos (10 de entrada gratuita) de música clássica, bossa nova, jazz e dança a 10 concelhos do distrito: Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Além de Mário Laginha e Pedro Burmerster, o PaGaGnini, Ivan Lins, Plataforma Displaced, Danças Ocultas ou Trio Pangea, são alguns dos grupos e artistas que marcam presença no FML 2019.

(Na foto, Pedro Burmester e Mário Laginha)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM