20 de Março de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Mais de 42 milhões de euros para 200 projectos nas Terras de Sicó

4 de Janeiro 2019

Há já mais de 42 milhões de euros de fundos comunitários canalizados para a região de Sicó no âmbito de projectos aprovados pelo Programa Operacional da Região Centro 2014-2020 – Centro 2020.

O TERRAS DE SICÓ fez as contas, a partir de dados divulgados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), gestora do programa, e concluiu que até há cerca de um mês (30 de Novembro, data dos últimos valores) haviam sido aprovados 202 projectos nos seis municípios, num investimento elegível superior a 62 milhões de euros, dos quais mais de 42 milhões alcançaram financiamento comunitário [ver quadro].

Segundo a CCDRC, o referido programa já aprovou na região Centro, até ao final de Novembro, 4.526 projectos, que correspondem a um investimento total 2.255 milhões de euros, com um apoio dos fundos europeus de 1.260 milhões de euros. Dentro destes projectos há 2.993 empresariais e 599 municipais. Do bolo total de investimento, já foram executados 404 milhões de euros.

Nas Terras de Sicó, o concelho de Pombal, o mais populacional e com maior tecido empresarial, surge destacado na vasta lista de projectos aprovados (105), secundado por Penela (27) e Ansião (26).

Estratégias de internacionalização e inovação, reforço da competitividade, planos de negócios, economia digital, requalificação urbana e espaços empresariais e industriais constituem os objectos de uma boa parte das candidaturas aprovadas, muitas ainda a aguardar execução.

Segundo os dados da CCDRC, o projecto empresarial mais financiado em Pombal, no valor de 1.684.800 euros, é o da Lusosílica e visa a criação de uma unidade de transformação especializada na área de negócio das areias sílicas. Curiosamente, a empresa tem sede em Rio Maior (Santarém) e o projecto é para implementar na… Nazaré!

A nível municipal, a remodelação e ampliação do Centro Escolar de Pombal arrecadou a maior dotação (1.428.875 €)

Em Penela, a nova unidade da Centrostone, de transformação e tratamento de pedras ornamentais, obteve um financiamento de quase um milhão e meio de euros, enquanto a candidatura do Município à intervenção no Loteamento Industrial da Louriceira foi “contemplado” com 1.330.658 euros.

No concelho de Ansião, surge o projecto alvo de maior apoio europeu em Sicó. A Avelfabrics, localizada no Avelar, assegurou um financiamento em mais de 2,1 milhões de euros, para inovação de produto através de fibras têxteis, num investimento global de quase três milhões de euros.

A ampliação do Parque Empresarial do Camporês, com mais 27 lotes, submetida pelo Município de Ansião, obteve uma verba europeia de perto de 940 mil euros.

Em Soure, o maior financiamento que a autarquia viu aprovado foi para a remodelação do mercado municipal (mais de 700 mil euros), enquanto a Azulejibérica se destaca com duas candidaturas para inovação de produto, no valor de mais de 586 mil euros.

No concelho de Alvaiázere, a empresa José Bicho, Lda., dedicada ao fabrico de produtos forjados, estampados e laminados, alcançou uma dotação superior a um milhão e 800 mil euros para desenvolvimento de produtos e serviços, enquanto o maior financiamento obtido pela autarquia diz respeito à beneficiação e alargamento da zona industrial de Tróia.

Em Condeixa, destaca-se a empresa de produtos farmacêuticos Farmalabor que conseguiu apoio comunitário de mais de 800 mil euros para reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação. O alargamento da zona industrial é o projecto municipal com maior financiamento assegurado (1.431.635 €).

Nos últimos dois anos, o número de projectos aprovados para o território de Sicó duplicou e o financiamento assegurado quadruplicou. Com muitas candidaturas em fase de avaliação e muitos milhões ainda disponíveis para atribuir, é expectável que até ao final do programa se assista a aumento significativo dos valores actuais, consentâneo com a necessidade de apetrechamento e desenvolvimento, público e privado, da sub-região.

 


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM