19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Inspirador Penela Presépio abre portas este sábado espalhando a magia do Natal

30 de Novembro 2018

O Penela Presépio abre portas este sábado (1) e apresenta como novidade este ano uma parceria com o evento Castelo Mágico, promovido pela primeira vez pelo município de Montemor-o-Velho, que permitirá bilhetes com desconto para quem visitar as duas realizações natalícias.

“Fomos também inspiradores para outros municípios que querem agarrar o bom que têm e que fazem ao serviço da sua comunidade e da afirmação do território”, refere o presidente da Câmara de Penela, Luís Matias, sublinhando que a concorrência é apenas “na perspectiva de puxarmos uns pelos outros naquilo que temos de diferenciador e distintivo nos nossos territórios”.

Para o autarca, “conseguimos ter hoje dois eventos que se cruzam e se complementam naquilo que é uma oferta que procura reforçar a presença de turistas na região Centro. A proposta é para que as famílias venham e fiquem no nosso território, que possam ter experiências únicas e que saiam com o desejo e interesse de voltar no ano seguinte”.

Os visitantes que adquirirem o ingresso para um dos eventos, pagarão no outro apenas o bilhete mais barato do dia.

Até 6 de Janeiro, o Penela Presépio funciona como um cartão-de-visita àquele concelho. As figuras expostas no presépio animado (com mais de 200 imagens alusivas ao nascimento do Jesus e à época, que se movimentam e impressas através da tecnologia de impressões em 3D), instalado numa tenda de 600 metros quadrados dentro do castelo.

“Ao longo destes 12 anos fomos melhorando e inovando no que diz respeito ao processo de criação, mas o que merece maior destaque é o facto de termos envolvido a comunidade criativa, as associações e a sociedade civil naquilo que não é um evento da Câmara, nem das juntas de freguesias, mas sim de todo o concelho, e hoje cada vez mais um evento da região”, congratula-se Luís Matias pela “endogeneização completa da produção do Penela Presépio”.

Durante cerca de 40 dias, o município oferece aos milhares de visitantes um programa recheado de actividades e magia, a pensar nas crianças, mas, sobretudo, nas famílias.

O evento inclui “muitos momentos de animação, cor, música, espectáculos, alegria, sabores e descobertas do património histórico, natural e imaterial”, como o presépio ao vivo, no Quintal das Lapas, e a exposição de presépios, “fruto de um desafio feito à comunidade” e repartida pelas igrejas de São Miguel, na sede do concelho, e do Espinhal.

Na animação infantil, “destinada aos visitantes mais jovens, animadoras caracterizadas executam pinturas faciais, modelagem de balões e outras actividades”, entre as quais a “Hora do conto”.

No “Mercadinho de Natal”, em Penela e Espinhal, dedicado à agricultura tradicional e familiar, serão comercializados produtos endógenos, além de artesanato urbano.

O programa inclui ainda “Playground Radical”, no castelo, com diversas actividades radicais para os mais jovens, bem como animação de rua, espectáculos musicais e um “comboio de Natal”, que assegurará “uma viagem mágica pela vila de Penela”.

Já no Espinhal, o presépio tradicional, localizado no mercado, “mostra a vila e todas as aldeias que a rodeiam”, realçando o presidente da Junta, Luís Dias, a importância do evento “pela quantidade de pessoas que visitam a freguesia nesta época”.

O Penela Presépio funciona nos dias úteis das 10h00 às 18h00, enquanto aos sábados, domingos e feriados fecha uma hora mais tarde.

“A tendência tem sido aumentar o número de visitantes de edição para edição”, constata Luís Matias, pelo que são esperados em Penela mais de 50.000 pessoas, marca atingida em 2017.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM