26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Festas animam e promovem concelho de Ansião

7 de Agosto 2019

As Festas do Concelho de Ansião estão à porta e trazem quatro dias de muita animação. Entre amanhã e domingo (11), os concertos, DJ’s, folclore, teatro, diversões, desporto, feiras e exposições atraem milhares de pessoas à vila. Afinal, é Verão e o bom tempo convida a sair de casa para aproveitar a programação própria desta época do ano.

Tal como já vem sendo hábito, as Festas do Concelho trazem a Ansião grandes nomes da música, com destaque para Bárbara Bandeira, Piruka e Anselmo Ralph. Mas o cartaz é muito mais do que isso. Eventos de natureza cultural, desportiva e recreativa preenchem os quatro dias de festividades, que prometem atrair milhares de pessoas à vila de Ansião para umas festas que voltam a repetir o modelo do ano passado, que ficou marcado como a primeira Expo Ansião Coração de Sicó, que se apresenta como uma iniciativa que pretende exaltar a marca Ansião e promover o empreendedorismo, o sector empresarial e o tecido associativo.

As festas dão o pontapé de saída amanhã à noite com o espectáculo comunitário “Entre Terras” e um concerto da banda Mezcla.

A tarde de sexta-feira (9) é dedicada à brincadeira e ao desporto, primeiro com o espaço infantil “Brinc’aqui” na Mata Municipal, depois com a inauguração do Gabinete da Juventude e a seguir com o festival “Os meus mergulhos”.

Mas a sessão solene de abertura das Festas do Concelho e da Expo Ansião Coração de Sicó só acontece ao final da tarde (18h00), no salão nobre dos Paços do Município, seguindo-se a inauguração da exposição colectiva ‘Ansião com Arte’, no Centro Cultural, onde mais tarde (21h30) entra em cena o grupo de teatro Olimpo com a peça “Meu marido que Deus haja”.

Entretanto a zona de espectáculos enche-se de gente para uma noite de concertos e diversão, que começa ao som de Bárbara Bandeira (22h30), continua aos ritmos do rapper Piruka e termina com a dupla de DJ’s No Maka, que promete prolongar a animação até de madrugada.

O terceiro dia de festa (sábado, 10) começa com tradição e desporto. A secular Feira dos Poceiros marca o arranque das actividades diárias (9h00), no Mercado Municipal, que se estende ao longo de toda a manhã com a animação dos Amigos da Gaita. Já o Parque Verde do Nabão desperta com ténis de praia (9h30). Segue-se uma tarde de diversão no espaço infantil “Brinc’aqui”, desportiva com o passeio equestre (15h00) e cultural com a comemoração de mais um aniversário da Biblioteca Municipal (15h30) e a inauguração do Espaço Dr. Fernando Travassos – Consultório da Memória (17h00).

Com o anoitecer voltam os espectáculos musicais. O Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião dá os primeiros acordes noturnos chamando para o recinto da festa ansianenses e visitantes para a noite mais aguardada destas festividades. Afinal, sobe ao palco Anselmo Ralph. O cantor angolano promete uma noite de “curtição” num concerto cheio de energia ao som de algumas músicas novas e outras já conhecidas. Neste terceiro dia de festas há ainda um espectáculo das bandas filarmónicas ansianense e avelarense, que antecede o concerto de Anselmo Ralph. A noite termina aos ritmos do DJ da Rádio Comercial, Wilson Honrado.

O último dia de festejos (domingo, 11) arranca com uma novidade: a Prova de Saltos do Campeonato Regional Pedro Faria, que decorre entre as 9h30 e as 17h30, na Quinta das Lagoas. Por outro lado, no Parque Verde do Nabão há críquete e a partida para o Passeio Motard do Concelho de Ansião.

Com as Festas do Concelho a chegar ao fim, há ainda tempo para o lançamento do livro “Ansião depois de Abril”, da autoria de Manuel Augusto Dias, seguindo-se uma tarde de Folclore e Tradição e um espectáculo da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. Um concerto de “Tributo aos Queen” encerra os festejos.

De acordo com a vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, “o programa pretende envolver toda a comunidade”. Por isso, além de artistas bem conhecidos do público, as festas incluem espectáculos com as sociedades filarmónicas e grupos folclóricos do concelho, que vêm mostrar “a excelência do trabalho de formação musical” e “relembrar a nossa mais profunda identidade, feita de ruralidade”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com