29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixense Paulo Silva lança novo livro

15 de Março 2019

“A PIDE e os seus Informadores – O caso de Inácio” é o mais recente livro da autoria do condeixense Paulo Marques da Silva. A obra, cujo lançamento ocorreu recentemente em Coimbra, vem na sequência de outro livro do mesmo autor sobre Fernando Namora e a polícia política. “Quando estava a pesquisar o processo da PIDE de Namora, começaram a surgir relatórios do Inácio e assim começou a história deste livro”, conta Paulo Silva.

A trabalhar na PIDE em Coimbra, Inácio era o pseudónimo (“todo o informador tinha um”) de um “informador de categoria especial, pela longevidade de 36 anos a informar, ligado às chefias, no fundo, com uma série de requisitos que não eram normais”.

Paulo Marques da Silva, de 52 anos, profissionalmente ligado à Brisa, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem vindo a estudar os processos de alguns escritores e de outras personalidades da região, ligadas à oposição ao Estado Novo, nos arquivos da PIDE/DGS. Publicou em 2009 o livro “Fernan­do Namora por entre os dedos da PIDE – A repressão e os escritores no Estado Novo”. Em 2010 foi um dos co-autores da publicação “Condeixa. Paisagem, memória e história”, com o trabalho “Estórias”, da oposição em Condeixa no tempo de Salazar. No ano de 2015 publicou o opúsculo “Deniz Jacinto entre duas paixões: o teatro e a liberdade”, uma selecção de documentos sobre o processo da PIDE de Manuel Deniz Jacinto. Nesse mesmo ano foi também editado um pequeno trabalho intitulado “Fernando Namora e a PIDE: anatomia de um processo”, integrado no livro “Pois não te resta ainda o mundo? Conferências Fernando Namora”, coorde­nado por Paulo Archer de Carvalho.

O ano de 2019 traz agora “O caso de Inácio”, cuja apresentação em Condeixa ocorrerá no âmbito das comemorações do 25 de Abril, e “já estou a trabalhar num livro de caricaturas de Fernando Namora, com uma recolha de caricaturas que este fez enquanto estudante”, revela o escritor, adiantando que a obra será lançada em Setembro próximo.

Sobre a PIDE, “é natural que continue a escrever, pois estou muito embrenhado no processo, tenho muito material que pode dar para mais temas e podem vir a surgir outros livros”, refere.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM