26 de Agosto de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Trail de Conímbriga/Terras de Sicó “valoriza o concelho e a região”

29 de Janeiro 2019

A 10.ª edição do Trail de Conímbriga/Terras de Sicó vai para os trilhos a 23 e 24 de Fevereiro, com percursos de 111, 52, 25 e 15 km e a organização à espera de ultrapassar a barreira dos 3.113 participantes de 2018.

“Nas distâncias maiores [111 e 52 km] já ultrapassámos o número de inscritos do ano passado e nas provas mais pequenas as inscrições habitualmente surgem mais tarde, pelo que só agora estão a começar a entrar”, sublinhou Eduardo Santos, da Associação O Mundo da Corrida, hoje na apresentação do evento.

Jérôme Rodrigues, João Rodrigues, Paulo Silva, Sofia Roquete ou Paula Penedo são alguns dos nomes firmados do trail nacional entre os 400 inscritos para a longa prova de 111 km, com partida marcada para as 00h00 do dia 23 de Fevereiro, da Praça da República, em Condeixa, e passagem por todos os concelhos de Sicó, à excepção de Alvaiázere.

No trail de 52 km, o número de inscritos é semelhante, repetindo este ano a partida de Ramalhais de Cima (Pombal), às 9h30 do dia 23, e chegada a Condeixa, como todas as restantes provas. Em 2020, a partida será em Santiago da Guarda (Ansião), anunciou o dirigente.

As outras distâncias, que agregam o maior número de participantes, realizam-se no domingo (24), a partir das 9h00 (25 km) e 10h00 (15 km), igualmente da praça condeixense. O início da caminhada incluída na prova de 15 km acontecerá pelas 10h15.

“Queremos sempre ter mais atletas, mas temos de ter em atenção a qualidade e a segurança. Esta continua a ser a prova de trail com mais participações no país, com um índice de qualidade muito superior às outras provas, e são os atletas que o dizem”, assegura Eduardo Santos, que preside à associação organizadora, em parceria com a autarquia de Condeixa.

Sublinhando os “10 anos de sucesso e afirmação da prova”, o presidente da Câmara de Condeixa realçou o Trail de Conímbriga/Terras de Sicó como um evento “distintivo e que valoriza o concelho e a região”, sendo também importante na dinamização durante um fim-de-semana da economia local. Além da vertente logística, a autarquia apoia a organização da prova em cerca de 30.000 euros.

Olhando uma década para trás, quando a primeira edição contou com 600 participantes, Nuno Moita ressalta “o salto qualitativo e quantitativo muito forte, e continuamos a melhorar”.

O vereador do Desporto, Carlos Canais, atesta a participação de mais de uma centena de atletas de Condeixa nas provas de maior distância, consequência do incentivo que o Trail Terras de Sicó trouxe ao concelho. “Temos cerca de 130 atletas federados na Federação Portuguesa de Atletismo, o que é um reflexo desta prova no concelho e aquilo que ela influenciou na escolha da prática desportiva dos nossos munícipes”, referiu o autarca, também ele a preparar-se para mais uma vez palmilhar os 111 km.

Os trilhos estarão, este ano, sinalizados com bandeiras reflectoras, “evitando que haja plástico [das fitas balizadoras] na serra, que é uma recomendação do Instituto de Conservação da Natureza”, anunciou Eduardo Santos.

(Na foto: Carlos Canais, Nuno Moita e Eduardo Santos, hoje, na apresentação do Trail de Conímbriga/Terras de Sicó, na Pousada de Condeixa)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com