20 de Abril de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa apresenta noite de fado e teatro esta sexta-feira (8)

4 de Fevereiro 2019

“Coimbra Região de Cultura” apresenta, na próxima sexta-feira (8), no Cine-teatro dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, um espectáculo que alia o fado e a canção de Coimbra com uma intervenção teatral. “Nas fendas das muralhas ouvem-se os cantos de outrora” é o nome desta produção, que tem entrada gratuita.

Trata-se de “um espectáculo de valorização do Fado e Canção de Coimbra aliado a uma intervenção teatral que explora o conceito de invasão”, explica uma nota do programa “Coimbra Região de Cultura”, que promove esta iniciativa no âmbito do ciclo “À Volta do Fado”.

Segundo o dramaturgo Helder Wasterlain, “o resultado é um espectáculo performático que abre uma fenda, uma possibilidade ou, melhor ainda, uma oportunidade. A oportunidade de experimentar sem medo de errar, já que essa é uma condição necessária de quem faz e cria uma obra artística. Mas é, igualmente, a oportunidade de dar a conhecer uma parte da história colectiva nacional – as Invasões Francesas – através de uma história individual, a história da família Montbrun”.

De referir que a produção “Nas fendas das muralhas ouvem-se os cantos de outrora” conta com a participação do actor João Gama, Bruno Costa na guitarra portuguesa, Nuno Botelho na guitarra clássica e a voz de António Ataíde.

Com vista a “homenagear o legado do Fado e da Canção de Coimbra como património imaterial único e fortalecer a sua conexão com os territórios”, o ciclo “À Volta do Fado” está a percorrer a Região de Coimbra com uma programação que cruza o Fado e a Canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras.

Coimbra Região de Cultura é uma rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas,  sempre com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da região.

Coimbra Região de Cultura é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM