21 de Janeiro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

CIM Região de Coimbra reivindica programa operacional para o Interior

10 de Janeiro 2019

Os autarcas dos dezanove concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra alertaram hoje, na Pampilhosa da Serra, o Governo para urgente necessidade de criação de um programa operacional para os territórios de baixa densidade, assegurando as infra-estruturas para o desenvolvimento territorial do Interior.

Na presença do secretário de Estado para a Valorização do Interior, os autarcas elencaram exemplos práticos dos municípios do interior da região e, no caso dos concelhos de litoral manifestaram o acordo com a criação deste programa, sendo consensuais no que toca à necessidade de melhorar as infra-estruturas.

Também no que toca à demografia, o Conselho Intermunicipal alertou o Governo para a necessidade intensificar os mecanismos de fixação de pessoas para viverem e trabalharem nestes territórios, incluindo a promoção de investimento, mas essencialmente de forma a aumentar os visitantes, tornando mais realistas as expectativas de desenvolvimento local e regional.

A principal reivindicação foi a criação de uma linha de financiamento específico para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade.

O secretário de Estado João Paulo Catarino realçou que a CIM Região de Coimbra “é um exemplo nacional de solidariedade entre municípios” do litoral e do interior da região.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM