24 de Março de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

CEARTE e Politécnico de Tomar reforçam parceria na conservação e restauro

11 de Janeiro 2019

O CEARTE e Politécnico de Tomar (IPT) acordaram uma actualização, com reforço de intervenções, do protocolo de parceria entre as duas entidades que passará por aumentar o número de créditos atribuídos aos formandos deste curso do CEARTE que ingressem na licenciatura em Conservação e Restauro, numa maior disponibilidade do IPT para ministrar formação no curso em disciplinas muito cientificas, bem como disponibilização dos laboratórios do IPT para formação laboratorial.

“Deste modo ambas as entidades concorrem mais fortemente para uma ainda maior qualidade do curso, que forma técnicos muito necessários no país, na área dos diagnósticos, peritagens e intervenções em arte sacra, esculturas e talhas de madeira”, realça uma nota do CEARTE.

De referir que a  entra o CEARTE e e o IPT f oi estabelecida há seis anos para a realização do curso de Especialização Tecnológica em Conservação e Restauro de Madeira, criado pelo CEARTE e a funcionar anualmente no Polo deste Centro em Semide.

Neste âmbito, uma delegação do IPT, chefiada pelo vice-presidente João Coroado e com a participação do director da ESTT, João Patrício, e do director do Laboratório de Conservação e Restauro, Ricardo Triães, visitou recentemente o curso actualmente a decorrer no Pólo de Semide e as condições formativas do CEARTE.

“Da visita e da reunião que se realizou foram muito elogiadas pelo IPT as excelentes condições de formação do CEARTE para esta nobre área de formação em particular as muito bem equipadas oficinas e laboratórios, a qualidade da equipa de formadores multidisciplinar, das quais se destacam actuais conservadores restauradores com empresa própria e que foram já formados no CEARTE e no IPT”, salienta a mesma nota.

O vice-presidente do IPT destacou ainda a grande importância desta formação muito prática para os formandos, argumentando que a mesma é “sustentada em saberes tecnológicos e científicos, com empregabilidade garantida e, para quem pretender aumentar as suas qualificações, com possibilidade de acesso facilitado e com créditos à licenciatura em Conservação e Restauro do IPT”. Os alunos saídos da formação do CEARTE que ingressam nesta licenciatura chegam à vertente artística e prática muito melhor preparados que os restantes, sublinhou João Coroado.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM