19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Biblioteca de Soure promove cultura concelhia há 20 anos

20 de Abril 2018

O 20.º aniversário da Biblioteca Municipal serve de cúpula a um conjunto de actividades que terão início em Soure no próximo dia 23 e se prolongam até 7 de Maio, incluindo as comemorações dos 44 anos do 25 de Abril.

“A Biblioteca é um verdadeiro departamento de Cultura do município e estes 20 anos são uma efeméride assinável, cujo trabalho nos merece todo o reconhecimento”, enfatiza o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes.

“Muito mais que ter as portas abertas, oferecer leitura e disponibilizar uma bibliografia adequada à população do concelho, a Biblioteca também faz a gestão e a coordenação das bibliotecas escolares, em articulação com o Agrupamento de Escolas e os diversos estabelecimentos de ensino; tem um conjunto de técnicos de animação cultural que desenvolvem um leque de actividades bastante forte em articulação com as escolas; organiza exposições e promove sessões sobre diversas temáticas”, realça o autarca sobre a “panóplia de realizações bastante diversificada” a que o equipamento se tem dedicado e que é para continuar. “Queremos reforçar o apoio à Cultura, como sendo um veículo de desenvolvimento e coesão para o concelho”, frisa Mário Jorge Nunes ao TERRAS DE SICÓ.

 

Programa intenso

Para as próximas duas semanas está programado “um conjunto de actividades culturais, de formação, recreio, exposições e palestras, que faz com que praticamente todos os dias existam acções dedicadas à cultura e à vertente social”, culminando a 7 de Maio, data do aniversário da biblioteca.

Nesse dia, à tarde, serão recordadas memórias do espaço e apresentada a Biblio.net – Rede e Bibliotecas do Concelho de Soure – Catálogo on-line, estando a sessão comemorativa dos 20 anos agendada para as 18h00. A peça “A Poesia é uma arma carregada de futuro”, por Pedro Lamares, encerra o programa que “enaltece o papel que a Biblioteca tem tido na promoção da cultura concelhia”.

Já no fim-de-semana de 27 e 28 de Abril, o pavilhão “Mais Desporto”, na Quinta da Coutada, recebe a 4.ª edição do Festival de Sopas e do Arroz Doce, com a participação de associações representativas das 10 freguesias do concelho.

A 28 de Abril e 5 de Maio, realizam-se as eliminatórias do 4.º Concurso de Bandas de Garagem, cuja final acontecerá nas Festas de S. Mateus em Setembro.

O vasto programa delineado pelo Município de Soure contempla ainda a Feira do Livro (23 a 29 de Abril), Feira de Emprego e Formação Profissional, palestras, seminários, concertos e outra animação.

As comemorações dos 44 anos do 25 de Abril de 1974 têm início com um café-concerto no dia 24, à noite, no átrio dos Paços do Concelho. No feriado, destaque para uma “caminhada pela paz”, a partir das 10h00, pelas ruas da vila, e para a sessão solene, pelas 15h30, com o Clube Arte & Vícios, da Escola Martinho Árias, a apresentar “Um sonho chamado 25 de Abril”. Depois da sessão extraordinária da Assembleia Municipal terá lugar a entrega de prémios do concurso Conhecer Abril e a abertura da exposição de azulejos “Património de Soure”. O assinalar da efeméride termina com a actuação do Grupo Saudades de Coimbra.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM