13 de Novembro de 2018 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Miranda do Corvo: Baldios de Vila Nova celebraram 41.º aniversário

8 de Novembro 2018

Os Baldios de Vila Nova comemoram o seu 41.º aniversário numa festa aberta a toda a população da freguesia no salão da Associação de Jovens de Vila Flor e Meroucinhos, no próximo domingo (11).

As comemorações arrancam com a recepção das entidades convidadas, seguida do almoço convívio, animação musical e magusto tradicional.

Salientando todas as actividades desenvolvidas pelos Baldios de Vila Nova desde 2013, altura em que cessou a delegação de poderes na Junta de Freguesia, destaca-se o investimento realizado num montante superior a 250.000 euros, na construção de um pavilhão logístico, na requalificação do Parque de Merendas da Mestrinha, no arranjo do tanque do Gondramaz e na aquisição de um tractor e equipamentos de trabalho para a sua equipa de sapadores florestais.

No presente ano os Baldios de Vila Nova adquiriram uma casa antiga situada na Área de Requalificação Urbana de Vila Nova para futura sede dos por 22.000 euros. A reabilitação do edifício que está estimada em 80.000 euros e que irá iniciar em 2019, inclui uma sala de formação com capacidade para 30 pessoas e vai manter em exposição permanente um tronco (estrutura em madeira) de ferrar bois, que existe no rés-do-chão, com um painel informativo a explicar a sua função no mundo rural de antigamente.

A aposta na formação direccionada para agricultura e silvicultura que tem sido uma constante ao longo dos últimos seis anos, contou este ano com a realização de um Workshop sobre a Vespa Velutina que decorreu no dia 29 de Janeiro e uma formação para a obtenção da Licença de condução veículos agrícolas categoria II e III.

No programa de apoio às colectividades da freguesia de Vila Nova foram entregues mais de 20 mil euros para a aquisição de equipamentos, realização de eventos e obras.

Durante o mês de Março esteve patente uma exposição de fotografia que retratou pela objectiva de cinco fotógrafos a diversidade de um território inigualável e que pretendeu ser um contributo para a divulgação e preservação do património e da identidade de um área onde predomina o xisto e a urze e onde o veado e o javali nos presenteiam com a sua imponência.

Os Baldios de Vila Nova submeteram em Setembro a candidatura do projecto Serra Encantada que prevê a construção de um passadiço, cujo percurso será parcialmente adaptado a pessoas com limitações físicas e um centro de interpretação do monumento funerário pré-histórico da Mamoa do Penedinho Branco. Este projecto, com um investimento previsto de 400 mil euros, que irá alavancar o turismo e a economia do concelho pretende ser uma referência a nível nacional.

Realizou-se no mês de Junho a quarta edição do Torneio de Futsal Baldios de Vila Nova que contou com a participação de 9 equipas e mais de uma centena de atletas.

Com nove pessoas ao seu serviço, os Baldios de Vila Nova que gerem uma área de aproximadamente 1000 hectares na Serra da Lousã, abrangendo dois parques eólicos, um observatório astronómico, dois parques de merendas e uma mamoa (sepultura pré-histórica) têm como actividade central a defesa da floresta contra incêndios através de acções de silvicultura preventiva, mas aposta igualmente em outras actividades como o lazer, o desporto, a formação e, a divulgação turística do território, sendo operadores de animação turística desde Abril de 2015.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM