20 de Abril de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião quer fortalecer geminação com Erbach

25 de Janeiro 2019

Uma comitiva da cidade alemã de Erbach está de visita a Ansião no âmbito da geminação entre os dois municípios, que conta já com mais de um quatro de século de existência. Na sessão de boas-vindas à comitiva de 19 alemães, o presidente da Câmara Municipal de Ansião realçou que quer fortalecer a geminação com Erbach para outros patamares.

“Queremos cada vez mais melhorar esta relação entre Ansião e Erbach”, enfatizou António José Domingues, defendendo que após “muitos anos de amizade, convivência e partilha”, é preciso “ultrapassar as divergências e o distanciamento” de modo a fazer evoluir esta geminação para outros patamares.

“A grande responsabilidade que se impõe agora é passar para o passo seguinte, porque este já o passámos com êxito”, concordou o presidente da Assembleia Municipal de Ansião, salientando que “o nosso contributo nesta geminação passa por nos empenharmos a transmiti-la para outras gerações”. “Penso que temos de envolver as gerações mais novas e não apenas os alunos das escolas”, frisou José Miguel Medeiros, sublinhando que “temos de avançar sobretudo para o patamar da cooperação empresarial, não só entre empresas de Ansião e de Erbach, mas também entre jovens-quadros de ambos os concelhos”.

“Efectivamente, as coisas não vêm da natureza, por isso estas geminações têm de ser fortalecidas, temos de lutar por elas no dia-a-dia”, constatou o ansianense António Duarte, que emigrou com apenas nove anos de idade para Erbach, onde agora desempenha o cargo de presidente da Assembleia Municipal. “Vamos tentar aprofundar mais as nossas relações”, traçou, adiantando que nesse sentido virá, no próximo mês de Maio, um grupo de alunos de Erbach a Ansião, de forma a continuar a “aperfeiçoar as ligações no campo educativo”.

Afinal, “Ansião é uma vila com muitas influências, que deixou e continua a deixar as suas marcas em Erbach”, disse o presidente do município alemão, Peter Traub. “Não só nas ligações matrimoniais, mas sobretudo em todo o aspecto cultural houve realmente uma influência quer em Ansião, quer em Erbach”, pelo que “as pessoas devem investir neste intercâmbio e puxar também as instituições”.

De referir que durante quatro dias, uma comitiva de Erbach composta por 19 elementos vai visitar escolas, empresas, associações e instituições locais, bem como o melhor dos produtos e do artesanato regional na Feira dos Pinhões.

Esta visita pretende “apresentar e traçar um paralelismo entre a educação, a indústria e os serviços entre os dois concelhos”, motivo pelo qual o roteiro da comitiva alemã irá estender-se à Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, à Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, à Friesen, ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários e à Santa Casa da Misericórdia de Ansião, refere uma nota da autarquia.

“A comitiva terá também a oportunidade de vivenciar os costumes e tradições ansianenses no decorrer da Centenária Feira dos Pinhões, que se viverá este fim-de-semana, sendo uma importante mostra do pequeno comércio, do artesanato, dos produtos endógenos e do associativismo da nossa região de Sicó”, realça aquela edilidade.

De salientar que a comitiva alemã é constituída por representantes do executivo e da Assembleia Municipal de Erbach, da escola vocacional de Michelstadt e alguns parceiros de longa data que, ao longo do último quarto de século, foram elos de ligação fundamentais entre os dois municípios que distam mais de 2.000 km.

CARINA GONÇALVES

(Na foto, José Miguel Medeiros, Peter Traub, António José Domingues e António Duarte)


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM