26 de Maio de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Pousaflores encena “O Caminho da Cruz” com via-sacra ao vivo

18 de Abril 2019

A freguesia de Pousaflores celebra a quadra pascal de uma forma especial. Cerca de 80 pessoas dão corpo à encenação dos últimos momentos da vida de Cristo, numa iniciativa da Associação de Cultura e Recreio de Pousaflores (ACREP). “O Caminho da Cruz” será evocado na Sexta-feira Santa (19), a partir das 9h30, tendo início junto à Igreja Matriz de Pousaflores.

Numa altura em que a natureza renasce numa explosão de cores e aromas trazidos pela Primavera, dezenas de actores e figurantes vão percorrer o caminho entre a Igreja Matriz de Pousaflores e o alto da Serra da Portela (ou Serra do Anjo da Guarda como é vulgarmente conhecida), encenando os passos de Jesus Cristo até ao sacrifício na cruz, com as personagens bíblicas vestidas a rigor.

“A participação na via-sacra, entre personagens principais e figurantes trajados a rigor, é de aproximadamente 80 pessoas de diferentes faixas etárias”, que “percorrem o caminho da serra, desde a Igreja Matriz até à capelinha do Anjo da Guarda, recriando as quinze estações”, contou ao TERRAS DE SICÓ Nuno Ventura, que faz parte da organização.

Desde o julgamento e condenação, até à morte e ressurreição de Jesus Cristo, nenhum passo é deixado ao acaso numa encenação que se estende ao longo de um caminho com um e a dois quilómetros de extensão, sendo mais longo para o público assistente. “Este ano, o percurso para os espectadores será um pouco maior relativamente às edições anteriores, para melhorar a visibilidade nas diferentes cenas da via-sacra”, realçou Nuno Ventura, salientando que a Sociedade Filarmónica Avelarense voltou a associar-se a esta iniciativa, tendo “uma participação tanto no adro da Igreja, como na Capelinha do Anjo da Guarda”.

Mais do que celebrar a quadra pascal, “O Caminho da Cruz” pretende “divulgar Pousaflores, as suas tradições e as suas riquezas, como por exemplo as belezas naturais da Serra da Portela/ Anjo da Guarda”, que ostenta “uma paisagem única e impressionante”, sublinhou Nuno Ventura.

“Em anos anteriores, houve uma afluência bastante grande de espectadores (entre 250 a 300 pessoas), não só da freguesia, mas também das freguesias, concelhos e distritos vizinhos”, pelo que “é nossa expectativa que o número de espectadores aumente”, possibilitando dar a “conhecer a nossa terra a mais pessoas”, concluiu.

De salientar que este ano algumas associações da freguesia (Liagra e Grupo Motard de Pousaflores), bem como a Sociedade Filarmónica Avelarense, voltam a juntar-se à ACREP na organização de “O Caminho da Cruz”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM