19 de Setembro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Forum Romano proporcionou uma viagem ao passado num regresso às origens

10 de Setembro 2019

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda foi novamente a Villa Romana invocando as cores, os costumes, os trajes e a gastronomia de outro milénio, em que imperavam os Romanos, que já escolhiam Ansião como o seu lar.

O Forum Romano, que decorreu no último fim-de-semana, iniciou-se com o colóquio “Os Romanos e as suas representações em Santiago da Guarda”, com a abertura a cargo da directora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e intervenções de André Carneiro, Rodrigo Pereira, Virgílio Correia e Filomena Limão, que levaram à audiência um olhar sobre a história e sobre aquele que é um dos legados mais belos do concelho ansianense.

Já trajada e aprumada, a comitiva rumou em cortejo à zona de exposição, onde se deliciaram com os banquetes preparados pelos Moscardos, Centro de Amizade e Animação Social de Santiago e  Associação Cultural e Recreativa de Promoção Social de Lagoa Parada que, de trajes vistosos, recriaram os paladares de outrora para gáudio dos presentes.

À noite, os malabares irromperam no escuro do anfiteatro, entre danças de ventre e tochas incandescentes, ecoavam cantos em latim e tambores de pele, anunciando que domingo era dia de Romaníadas, havendo ainda breves aparições do deus Baco, de veste azul e face rosada, também ele símbolo de festa e alegria.

No sol da tarde do “dies solis”, bravos representantes das seis freguesias perfilaram-se no anfiteatro com o intuito de levarem a desejada ânfora de vinho consigo. Naquelas que foram as II Romaníadas, sob o olhar atento de César, gladiaram-se em divertidos jogos onde o engenho e a criatividade prevaleceram sobre a força física, cabendo à freguesia de Alvorge suceder a Santiago da Guarda como a grande vencedora das Romaníadas MMXIX, alcançando a almejada ânfora com néctar dos deuses, que distribuiu pelos restantes patronos num sinal de comunhão entre os povos.

“O Forum Romano é mais que uma encenação, é a celebração das raízes da nossa história, o recriar do convívio de outros tempos num ambiente de amizade que nasce da entrega de todos os que contribuem para que o Complexo Monumental ganhe outra vida”, conclui uma nota da autarquia.

  


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com