18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião e Alvaiázere na rota do Festival Música em Leiria 2019

4 de Fevereiro 2019

A nova confirmação do Festival Música em Leiria, o WindDidaticQuintet, vai rumar a norte do distrito de Leiria numa edição inédita do ciclo Concertos Didácticos, com cinco espectáculos de entrada gratuita em Ansião e Pedrógão Grande a 29 de Marco e em Alvaiázere, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos 5 de Abril.

Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o grupo WindDidaticQuintet vai apresentar a sua versão da obra, contada por uma flauta transversal, um oboé, um clarinete, um fagote e uma trompa, num espectáculo narrado por Nádia Gomes, professora do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes (OLCA).

“A iniciativa, integrada no Festival Música em Leiria 2019, pretende fomentar a criação de novos públicos, através da orientação de crianças e jovens na sua audição e educação musical em termos estéticos, consciencializando-os para a importância das artes e da música em particular na sociedade, explorando emoções e sensações com a apresentação de obras musicais de referência”, explica uma nota do Orfeão de Leiria.

Embora seja especialmente direccionado a jovens em idade escolar, devido à sua forte componente didáctica e à valorização do papel das artes no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, este ciclo de concertos está aberto à comunidade em geral.

“Este ciclo de Concertos Didácticos, inédito no Festival, tem como principal objectivo alargar fronteiras territoriais do festival que, pela primeira vez, vai aos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, alargando, com a música, novos horizontes e sensibilidades”, considera Acácio de Sousa, presidente do OLCA, a entidade promotora do evento.

Escrito em 1812 pelos irmãos Grimm, o conto “Os Músicos de Bremen” dá a conhecer a história de um burro, um cão, um gato e um galo que, por estarem velhos e sem utilidade, são maltratados pelos seus donos, mas juntos descobrem uma forma de serem felizes. O WindDidaticQuintet vai apresentar este conto partindo da música de Gary Friedman, num espectáculo narrado e protagonizado pelo quinteto de sopros, que será responsável por elevar este maravilhoso conto a outra dimensão e proporcionar aos espectadores uma vivência do conto marcada pela melodia, pela cadência e pelo ritmo musical.

Ao todo, o programa da 37.ª edição do Festival Música em Leiria conta já com 14 espectáculos anunciados, entre os quais estão a dupla Mário Laginha e Pedro Burmester, os excêntricos PaGaGnini, o músico brasileiro Ivan Lins, o quarteto de concertinas Danças Ocultas, Luís Figueiredo com o seu mais recente disco “Kronos/Penélope”, Cláudia Franco que vai dar a conhecer, em estreia absoluta, o seu novo trabalho nas grutas de Mira de Aire em Porto de Mós, onde actuam também Paulo Bernardino e Augusto Baschera, e os Petit Gatô e Plataforma Displaced. A Glenn Miller Orchestra fará o espectáculo de pré-lançamento do Festival.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM