23 de Fevereiro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião cumpre este fim-de-semana tradição da Feira dos Pinhões

25 de Janeiro 2019

O Município de Ansião está em festa este fim-de-semana com a Feira dos Pinhões. Assim, amanhã e domingo, a vila acolhe mais de uma centena de expositores que convidam a descobrir o melhor do artesanato e da gastronomia das Terras de Sicó.

“Durante dois dias em que o pinhão será o rei, cerca de 80 expositores irão preencher as ruas da vila de Ansião, testemunhando o que de melhor se faz por Terras de Sicó”, refere uma nota da autarquia. “Produtores, artesãos, associações e outros nomes serão agentes promotores dos produtos endógenos da região”, mostrando “o dinamismo e o empreendedorismo da sua gente”.

Mas nem só de produtos endógenos e artesanato se faz a Feira dos Pinhões. Este certame trará também a Ansião a companhia de teatro infantil ‘Aqui Há Gato’ (Santarém) para animar o sábado dos mais pequeninos, guardando para a tarde a Marchinha do Botequim, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de São Domingos da Lagarteira e o Rancho Folclórico de Pousaflores. À noite, o Teatro da Vista Alegre (Ílhavo) levará à cena a peça “Aqui há Fantasmas”, destinada aos mais graúdos.

Por sua vez, a programação de domingo estará a cargo da TVI com o programa “Somos Portugal”, que “espalhará a sua energia e animação por todos os que a ele assistam, graças à panóplia de artistas de renome e aos seus ilustres apresentadores, figuras tão acarinhadas pelo público nacional”, realça aquela edilidade.

“A Centenária Feira dos Pinhões homenageia assim uma tradição secular”, preenchendo “mais uma página importante da história do concelho de Ansião, reveladora da sua identidade, de um povo que vivia em comunhão com o que a natureza tinha para oferecer, dignificando a memória de um passado em que se reflecte o presente e projecta o futuro”.

De referir que a sessão de abertura do evento terá lugar amanhã, pelas 15h00, no Auditório Municipal, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que conta ainda com a presença do presidente da Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, e do presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Leiria e presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM