21 de Janeiro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere vai melhorar piscina municipal descoberta

20 de Dezembro 2018

O Município de Alvaiázere vai avançar com a beneficiação da Piscina Municipal descoberta, num investimento que ronda os 200.000 euros. O projecto será financiado no âmbito do Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), cujo protocolo é assinado ao início da tarde de hoje, no Salão Nobre da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

“A CCDR lançou um programa que permitia aos municípios apresentar uma candidatura para beneficiação de edifícios públicos municipais”, contou ao TERRAS DE SICÓ a presidente da autarquia, salientando que “a Câmara Municipal decidiu candidatar a Piscina Municipal descoberta, uma vez que é uma infraestrutura que já tem alguns anos e precisa de obras de beneficiação”.

“A intervenção passa por melhorar o espaço específico do tanque da piscina”, adiantou Célia Marques, explicando que a empreitada pretende “melhorar o tanque, criar um sistema de retorno da própria água da piscina e intervir em todos os equipamentos de filtros e bombas de água, ou seja, todos os sistemas que servem de apoio ao tanque de água da piscina”.

“O apoio, na ordem de 200.000 euros, é uma excelente ajuda para esta intervenção”, realçou a autarca, argumentando que “a Piscina Municipal descoberta é um espaço com muita utilização no período de Verão, que necessitava já de uma intervenção de fundo”.

“A obra será para arrancar no imediato”, revelou Célia Marques, frisando que “o projecto já estava aprovado em sede de Câmara Municipal, por isso podemos avançar já com o processo concursal para a empreitada”, que “centrar-se-á concretamente na piscina e não no espaço envolvente, não nos balneários, não no restante espaço”. Todavia, “o Município pretende avançar posteriormente com uma melhoria desse espaço, porém neste momento os trabalhos envolvidos nesta candidatura incluem apenas a intervenção no tanque”, o que é “um excelente contributo para a melhoria das condições dos utentes da nossa piscina descoberta”.

De referir que o programa BEM foi criado pelo Governo em Junho deste ano para beneficiação de equipamentos municipais, em territórios de baixa densidade, tendo contado com 142 candidaturas apresentadas pelos municípios do interior, dos quais foram aprovados 31 projectos, que representam um investimento total de 7,9 milhões de euros, comparticipados pela Administração Central em 3,7 milhões de euros.

De acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), “as candidaturas seleccionadas nos municípios do interior incluem obras de valorização e modernização de infraestruturas desportivas, melhoria de equipamentos de uso colectivo da população, remodelação de piscinas, centros de interpretação ou beneficiação de Cine-teatros”.

Para o secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, “este apoio da administração central às autarquias locais dos territórios do interior é mais uma demonstração do compromisso do Governo com a valorização do interior e um importante mecanismo para impulsionar a requalificação de espaços e infraestruturas que são centrais para o desenvolvimento destes territórios”.

Por sua vez, o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, considera que “o ‘BEM’ traduz a relação de confiança e parceria entre a Administração Central e a Administração Local do Estado, em prol das populações e dos territórios”.

Além de Alvaiázere, na região Centro serão ainda contemplados com apoio no âmbito do Programa BEM os municípios de Gouveia, Seia, Manteigas, Almeida e Trancoso, cujos contractos serão assinados hoje às 14h30, numa cerimónia onde estarão presentes os secretários de Estado Carlos Miguel e João Paulo Catarino. O protocolo com o Município de Alvaiázere será assinado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Agostinho Gomes.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM