29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Palestras de Inverno debatem passado histórico-cultural da região

22 de Fevereiro 2019

O auditório da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria volta a acolher, no próximo domingo (24), pelas 15h00, mais uma sessão do 5.º Ciclo de Palestras de Inverno.

Esta sessão apresenta três oradores distintos que irão abordar temáticas relacionadas com o passado histórico-cultural da região da antiga Comarca das Cinco Vilas, com destaque para a vila de Maçãs de D. Maria.

Élio Marques é o primeiro orador da tarde, que vai falar sobre “A Sãosinha e a sua ligação a Maçãs de Dona Maria”. Segue-se Acílio Godinho com uma abordagem sobre “A tradição do ‘Serramento da Velha’ em Maçãs de D. Maria”. Por fim, Ricardo Charters d’Azevedo encerra a sessão falando do que era “Proibido, pois era tudo proibido: usar isqueiro, dar beijos em público, casar com uma enfermeira e difícil casar com uma professora do ensino primário”.

De salientar que a iniciativa, que vai na 5.ª edição, tem como objectivo abordar a história e o património cultural e natural dos concelhos do Norte do Distrito de Leiria, em especial da antiga Comarca das Cinco Vilas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM