29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Maçãs de D. Maria debate práticas funerárias este fim-de-semana

20 de Setembro 2018

“Práticas funerárias e atitudes perante a morte na Região Centro- da Pré-História ao Presente: Arqueologia, História, Arte e Antropologia” é o tema do colóquio promovido este fim-de-semana (22 e 23) pela Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria.

O programa tem início no sábado (22) pelas 9h45 com a abertura protocolar. Todavia, o colóquio propriamente dito começa apenas às 10h00 com a apresentação do coordenador científico, Saul António Gomes. Ainda da parte da manhã, serão abordadas várias temáticas, nomeadamente comportamentos simbólicos e deposições funerárias na pré-história recente, as inscrições funerárias romanas como lugares de memória, os monumentos funerários na sociedade coliponense e a sua epigrafia ao tempo dos romanos, por aqui andaram/ enterraram mouros: as necrópoles islâmicas na Região Centro e a necrópole da Igreja de São Pedro, em Óbidos. Os painéis continuam na tarde de sábado e na manhã de domingo, num programa em que se destaca a visita ao “Cemitério Velho” de Maçãs de D. Maria (18h00 de sábado). O colóquio, que irá abordar 18 temas diferentes, encerra às 13h00 de domingo (23).

Esta iniciativa, que surge “no âmbito mais vasto de um plano de preservação e musealização do Cemitério Antigo de Maçãs de Dona Maria”, pretende “reunir um grupo alargado de investigadores à volta do estudo das práticas funerárias e das atitudes perante a morte”, bem como “sensibilizar a comunidade local para a importância da preservação do seu património funerário”, refere a organização.

Assim, a partir deste evento a Junta de Freguesia tenciona “criar um espaço permanente de abordagem desta temática na vila de Maçãs de Dona Maria, realizando colóquios bienais ou trienais e editando uma publicação periódica que permita divulgar os conhecimentos adquiridos”.

O colóquio tem como âmbito cronológico o vasto período que vai desde a pré-história até ao presente e, geograficamente, tem como limites a região Centro, nomeadamente os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém e Viseu.

A organização do colóquio tem a colaboração da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património de Alvaiázere. Mais informações em http://cemiterio-antigo.online/index.html.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM