21 de Janeiro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere convida a reviver tradição do “Cantar dos Reis”

19 de Dezembro 2018

O Município de Alvaiázere volta a abrir as portas dos Paços do Concelho, na noite de 5 de Janeiro, entre as 19h00 e as 21h00, para receber os grupos que vindos de todas as freguesias do concelho queiram cumprir o costume do “Cantar dos Reis”.

“Sendo que o ‘cantar dos reis’ se assume como uma tradição enraizada na história da população alvaiazerense e para que a mesma não se perca no devir do tempo, a Câmara Municipal de Alvaiázere decidiu promover a realização dos ‘Cantares dos Reis 2019’”, informa a autarquia, adiantando que os grupos interessados devem proceder à respectiva inscrição na Biblioteca Municipal até 31 de Dezembro.

A iniciativa, que visa “preservar as tradições que determinam a singularidade do povo alvaiazerense”, volta em 2019 a realizar-se em formato de concurso, sendo que a autarquia atribui “um prémio de participação a todos os grupos” e “prémios especiais, de acordo com a análise de um júri convidado para o efeito”.

O concurso está aberto a “grupos, associações, colectividades ou instituições em geral, desde que apresentem no mínimo seis elementos”,refere aquela edilidade, salientando que os grupos podem participar no escalão misto (com elementos de todas as idades) ou infanto-juvenil (participantes até aos 14 anos acompanhados de dois adultos). Cada grupo deve apresentar uma tocata com instrumentos musicais que “se enquadrem nos chamados instrumentos tradicionais”, realça a autarquia, advertindo que os participantes que não respeitem esta exigência “não poderão candidatar-se aos prémios especiais”.

“A todos os grupos participantes será oferecida a quantia de 30 euros”, adianta a edilidade, ressalvando que o primeiro, segundo e terceiro classificados de cada categoria (mista e infanto-juvenil) recebem ainda um prémio especial de 75 euros, 50 euros e 25 euros, respectivamente. Para a atribuição destes prémios, o júri irá avaliar a execução musical, o cumprimento da tradição ao nível do traje e da música, a criatividade, a apresentação e enquadramento geral do grupo, bem como outros critérios que o júri considere relevantes.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM