29 de Março de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere, Ansião e Pombal integram Rede Cultura 2027

27 de Fevereiro 2019

Os concelhos de Alvaiázere, Ansião e Pombal estão entre os 25 municípios que integram o arranque oficial da Rede Cultura 2027, que se apresenta como um “projecto inédito” que tem como objectivo a apresentação de uma candidatura a Capital Europeia da Cultura, que terá à cabeça a cidade de Leiria.

Os municípios que compõem a Rede Cultura 2027 formalizaram a assinatura do compromisso que define a sua participação neste projecto, pioneiro ao nível das comunidades intermunicipais, para fomentar a criação de uma rede de cidades e vilas que vão cooperar no domínio das artes, da cultura e do conhecimento.

Esta rede reúne um conjunto de municípios que engloba as comunidades intermunicipais (CIM) da região de Leiria, do Oeste e ainda alguns concelhos do Médio Tejo, como Tomar, Ourém, Torres Novas e Alcanena. “No seu conjunto, pretende constituir-se como uma região alargada que terá a Cultura como prioridade comum”, refere um comunicado da direcção da Rede Cultura 2027.

A esta primeira reunião seguem-se mais nove encontros da rede que irão decorrer entre Março e Junho, numa acção intitulada “Prelúdio de Ideias em Nove Andamentos”, cujas conclusões irão integrar o documento da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Além dos 25 municípios já confirmados, a Rede Cultura 2027 integra ainda a Diocese de Leiria-Fátima, a Associação Empresarial de Leiria (NERLEI) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

O projecto conta com coordenação do maestro e musicólogo Paulo Lameiro.

 

Rede Cultura 2027
A Rede Cultura 2027 começou a ser delineado em 2015, com a intenção de Leiria assumir a candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Nos dois anos seguintes, foi constituído um grupo de missão que, após um exaustivo estudo e trabalho, decidiu constituir uma rede que tem como prioridade a Cultura, à qual se foram associando os vários municípios. Em Dezembro de 2018, foi fechada a constituição da rede com um total de 25 vilas e cidades parceiras, que dão forma a este projecto participando na preparação e apresentação do programa da candidatura.

Além disso, ainda em 2018, foi criado um Conselho Estratégico do projecto, liderado por João Bonifácio Serra, bem como um órgão executivo, liderado pela empresa Musicalmente.

Já o arranque oficial da Rede Cultura 2027 aconteceu na passada sexta-feira (22), com a assinatura do documento-compromisso, mas, em paralelo, têm decorrido e continuam a realizar-se encontros e reuniões, envolvendo os elementos deste projecto e os agentes culturais de cada um dos municípios. Este trabalho no terreno permitirá a criação de uma base de dados digital, que possibilitará conhecer a oferta cultural de cada um destes parceiros.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM