23 de Fevereiro de 2019 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: ADECA desafia a inscrever doces de chícharo nas 7 Maravilhas

24 de Janeiro 2019

A Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere (ADECA) desafia as entidades públicas, privadas ou indivíduos a inscrever os doces de chícharo nas 7 Maravilhas dos Doces.

Depois das 7 Maravilhas à Mesa, em 2019 o desafio é eleger os melhores doces de Portugal, enfatizando a tradição e a inovação, associadas a determinada região do país.

Assim, as candidaturas estão abertas até dia 7 de Março, podendo “candidatar-se pastelarias, cafés, restaurantes, hotéis e similares”, realça a ADECA, que está disponível para prestar ajuda na elaboração das candidaturas.

De referir que os doces candidatos às 7 Maravilhas dos Doces® são organizados a partir de 7 categorias, que traduzem a tradição doceira em Portugal, bem como a capacidade de inovação, desde que associada à utilização de produtos endógenos, tal como o chícharo. Desta forma, o concurso está aberto a doces de território, de pastelaria, de colher e à fatia, biscoitos e bolos secos ou húmidos, doces festivos, doces de fruta e compotas, bem como doces de inovação.

Após a fase de candidaturas, o painel de especialistas irá votar para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces. Destes 21 doces por distrito ou região autónoma, o painel de especialistas irá escolher apenas 7, que serão conhecidos a 7 de Abril.

Seguem-se as eliminatórias regionais em Julho e Agosto, onde as 140 finalistas por distritos e regiões autónomas são apresentadas para votação pública, ao longo de 10 semanas consecutivas na RTP1, em que serão realizados 20 programas em directo para apurar os 20 pré-finalistas. A estes juntam-se depois mais oito repescados, seleccionados pelo grande júri. Seguem-se as meias-finais a 24 e 31 de Agosto, onde serão seleccionados sete doces em cada programa. A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro, onde serão conhecidas as 7 Maravilhas dos Doces.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM