19 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Agir, Amor Electro e Toy animam Alvaiázere Capital do Chícharo

5 de Outubro 2018

Este ano, a época das festas em Alvaiázere fecha com chave de ouro. O maior evento do concelho anima os dias e as noites deste fim-de-semana com um vasto programa onde não faltam opções para três dias de plena diversão. Entre hoje e domingo (7), muitas serão as actividades que vão decorrer na vila sede de concelho, com destaque para os concertos. Agir, Amor Electro e Toy são alguns dos grandes nomes da música que vão animar os festejos, que este ano contam com um segundo palco mais direccionado para um estilo de música menos comercial.

“O cartaz musical é de grande qualidade, procurando abranger um conjunto variado de públicos”, salienta uma nota da autarquia, que este ano optou por ter dois palcos. No palco 1 passarão grandes nomes do panorama musical português e o palco 2 será mais direccionado a “músicas do mundo”, numa tentativa de “recuperar o espírito do Festival Gastronómico do Chícharo”, que “surgiu com uma tipologia de música muito característica, mais de músicas do mundo e não tanto uma música comercial”, explicou ao TERRAS DE SICÓ a presidente da Câmara Municipal, Célia Marques.

Desta forma, esta edição do Alvaiázere Capital do Chícharo terá “um palco que é mais o estilo da FAFIPA, com um cartaz mais pop e mais comercial”, onde actuarão Agir, Amor Electro e Toy. Além disso, haverá “um segundo palco que apresenta um cartaz com um tipo de música diferenciador, onde vamos ter grupos que não são tão conhecidos”, como Whales e Les Crazy Coconuts. “O objectivo é recuperar a identidade que fomos perdendo ao longo dos anos, tentando também trazer de volta aquele público que perdemos”.

Contudo, é com a prata da casa que arranca a animação musical. A Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília abre o palco de festejos na sexta-feira (5), pelas 19h30, num concerto inédito ou não fosse esta a primeira vez que esta banda da casa participa numa iniciativa promovida pelo Município. À noite, a banda Whales actua no palco 2 (21h00) e Agir sobe ao palco 1 (22h30). A banda NKZ garante animação pela noite dentro.

Já no sábado (6) o palco 2 apresenta Les Crazy Coconuts (21h00), enquanto que os Amor Electro subirão ao palco 2, prometendo atrair uma multidão a Alvaiázere. A noite termina aos ritmos da Banda K’Preta.

Finalmente, no domingo (7) o Alvaiázere Capital do Chícharo vai sair das fronteiras do concelho para o resto do país e do mundo, através do programa da TVI ‘Somos Portugal’, que é transmitido em directo do recinto do evento, entre as 12h30 e as 20h00. Mais tarde, o Festival Internacional de Acordeão (21h00) dá o pontapé de saída para mais uma noite de diversão, que continua com um concerto de Toy (22h30) e termina ao som da Banda Sense.

Apesar da importância do cartaz de animação na atracção de público, “naturalmente que a componente gastronómica vai continuar a ser uma das marcas deste evento”, frisa a autarquia, recordando que tal como nos anos anteriores os pratos, petiscos e produtos endógenos estão a cargo das oito tasquinhas presentes no recinto, da rede de sete restaurantes aderentes e dos 65 produtores regionais, que darão a provar o melhor que Alvaiázere e a região têm para oferecer.

O programa desenhado demonstra que o Município de Alvaiázere está empenhado em promover um evento que pretende ser muito mais do que uma actividade de entretenimento, mas antes um meio de promoção do território e dos seus recursos endógenos, potenciando, desta forma, o surgimento de mais oportunidades de negócio, o crescimento da economia local e o reforço da notoriedade do concelho.

Por esse motivo, “o cartaz do certame não traz apenas o chícharo, mas arrasta todos os nossos produtos endógenos que dão a marca e o nome ao território”, explicou a autarca Célia Marques, salientando que “toda a comunicação associada ao evento traz a azeitona por casa do azeite, a abelha por causa do mel, a uva por causa do vinho e a clave se sol”. Afinal, “Alvaiázere tem muito mais que o chícharo e são realmente todos estes produtos que se destacam no nosso território”.

De referir que o Alvaiázere Capital do Chícharo representa um investimento que “ronda os 200.000 euros”, revelou a edil, sublinhando que “ao longo dos anos conseguimos melhorar o evento e atrair mais visitantes com o mesmo orçamento”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM