A Câmara Municipal de Pombal vai investir mais de 420.000 euros numa intervenção urbanística na freguesia da Pelariga, junto à zona desportiva e ao centro escolar local. O projecto, que está em fase de concurso público, incide sobre uma área de cerca de 17.200 metros quadrados e pretende reforçar a atractividade da freguesia através da criação de novos lotes habitacionais e espaços de utilização colectiva, bem como da reformulação da rede viária existente.
Ao todo, serão criados seis lotes para construção de habitação – com possibilidade de acolher comércio e serviços – e um lote adicional destinado a equipamentos de utilização colectiva, prevendo-se um edifício com três pisos acima da cota de soleira e um piso subterrâneo. A proposta contempla ainda imóveis de edificação geminada.
No âmbito da requalificação dos arruamentos, serão executadas novas vias e reformulados os acessos actuais, incluindo a criação de 58 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, dos quais três são reservados a pessoas com mobilidade reduzida. Está também previsto um lugar para veículos pesados. Os passeios arborizados e sombreados fazem igualmente parte da intervenção.
Outro dos elementos centrais do projecto é a criação de uma área verde de utilização pública, com mais de 760 metros quadrados, pensada como espaço de enquadramento paisagístico e lazer para a comunidade.
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, sublinha que este investimento “é feito a pensar no futuro, mas com um impacto muito real e positivo no presente”, reforçando o compromisso autárquico de construir “um concelho mais próspero, inclusivo e com melhor qualidade de vida para todos”.
A intervenção insere-se na estratégia municipal de requalificação urbana e melhoria de infra-estruturas nas freguesias, com o objectivo de fomentar a fixação de famílias e dinamizar o território.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM